O Museu Em Chamas

Oi, meu nome é 33 e vou te contar dois segredo: I. Eu não sou seu inimigo; II. Estão queimando museus por ai.

Não sei o que está acontecendo. Será que Moisés bateu o cajado do lado errado e dividiu o Brasil ao meio? Duvida? Bem, vou contar uma historinha real:

Era uma vez em um país quimérico chamado Brasil um homem, José Como Muitos Outros, que mudou de candidato e passou a ser odiado pelas pessoas que antes o seguiam. Os ex-amigos mais altivos levantaram para dizer: "Se você não é por nós é contra nós!" e o resto apenas dizem: "Amém!". José Como Muitos Outros indagou aos ex-amigos: "Eu por acaso deixei de ser quem eu era? Eu continuo sendo que eu sempre foi. Só porque eu não acho que o candidato "A" ou "B" é o melhor para nós mereço ser xingado? Chutado? O que há de errado com vocês? O que há de errado com o Brasil?"

As pessoas desesperadas por salvadores fazem vistas grossa para "A" e um enorme malabarismo para que "B" não seja "C" ou "D". Vejo até ateus acreditando em santos agora --- ignorando evidencias e praticando malabarismo.O que está acontecendo com você José Como Muitos Outros? O que está acontecendo com você Brasil?

O que machuca não é a fé, é a divisão! As pessoas cada vez mais divididas dentro de suas bolhas e tratando os adversários como inimigos. Querem encaixa toda a diversidade humana em dois polos: esquerda e direita. Ah, meu Donnie Darko! A vida é muito mais do que 8 ou 80. Existe tantos número entre os dois e infinitos outros antes e depois destes. Há muitas formas, variáveis, maneiras de encarar o mesmo ponto, não podemos converter toda a diversidade em dois polos extremos e depois transformá-los em inimigos. Se em vez disto o Brasil se unisse... se os políticos/ as pessoas ignorasse sua fome por poder e se unisse... se as pessoas parasse de encara o outro como esquerdista ou direitista e vissem como o que realmente são: humanos, terráqueos...

E como se não fosse pouco vem o revisionismo histórico, cada vez mais cresce o número de pessoas querendo reinventar a historia, sempre com sua versão alternativa dos fatos, fatos que não buscam a verdade, fatos que alimentam suas convicções e mantem a guerra viva. Você já estudou historia? Qual historias? Em que história vamos acreditar? Deixem o museu queimar, deixem a historia de verdade vira cinzas, ai então só haverá a minha história, só haverá meu partido.

Discursos de ódio plantando medo no coração das massas, e as massas sendo modeladas por mãos de homens, e as massas não sabe a diferença entre santos e homens. Santos para nos salvar hora de um sistema decadente que eles querem dominar, hora de um inimigo que eles criaram para nos dominar. Santos modelando barro enquanto as pessoas querem empregos, saúde, segurança e educação, porém ganham medo e violência. Todo mundo querendo a mesma coisas e mesmo assim promovem a divisão, matam o diálogo, transformam o outro em inimigo e ,claro, queimam os museus --- somente a minha versão da historia é minha amiga.

Será que apenas eu estou cansado deste carnaval sem graça? Será que apenas eu quero ir pra algum país distante, voltar a ser feliz como Mauricio? Quando a divisão vai acabar? Quando poderemos ir para o museu? Queria vê um dinossauro de verdade ao invés de um santo de mentira.

Queria dormir cedo, queria apenas dormir em paz mas os gritos desta guerra civil não me deixa descansar. Canto músicas sobre paz e igualdade sem acreditar nas letras. Me escondo em baixo da cama, melhor enfrenta o bicho-papão a um museu em chamas.

Toda noite olho para o céu. Em meio as colossais estrelas me sinto tão pequeno e tranquilo. Minha imensa pequenez deixa tudo tão trivial, sem sentido e isso me faz tão bem. O único mundo conhecido que existe vida e nós queremos destruí-la. E sabe qual é a melhor parte? Assim como as colossais estrelas que hoje brilham por bilhões de bombas atônicas e amanhã simplesmente se apagam... tudo passa, tudo passará. Esse caos todo que vivemos também a de passar, a divisão também a de passar, tudo passará, tudo simplesmente passará. E o que deixaremos para trás? Com certeza isso também passará. Só não se esqueça de uma coisa: eu não sou seu inimigo.

...

... amanhã bem cedinho vamos visitar outro museus antes que esse também pegue fogo.