Segundo o Jornal Estadão de São Paulo atualmente somente 2,4% dos jovens de quinze anos possuem interesse e ser professor. Há uma década atrás, o percentual era de 7,5% tais dados são fornecidos no relatório de Políticas Eficientes para Professor, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o relatório ainda indicou que quanto menor a escolaridade dos pais, é maior a proporção dos interessados na carreira do magistério.
Aqui no meu cantinho, fico exercitando o ativo voyeurismo, assistindo a profissão ir a extinção. Mas, já escolhi meu sucessor, rezo todos os dias para que ele não desista dessa profissão que está na base de todas as outras profissões.
Fica então uma dúvida agonizante: como continuaremos aprender e a ensinar
sem a sublime figura do professor ou da professora?
Convém ressaltar que os professores considerados como os mais importantes, são a saber: Anísio Teixeira, Paulo Freire, José Mário Pires Azanha,Dermeval Saviani, Sabina Spielrein, Stefa Wilczynska, Maria Montessori,Rosa-María Torres, Emília Ferreiro, Êda Luiz e Maria Teresa Mantoan, a quem invoco todos os dias a inspiração, força e luz para continuar no ofício que é missão e kharma.
GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 12/09/2018
Reeditado em 22/02/2019
Código do texto: T6446588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.