PASÁRGADAS - PARTE II
Nem toda verdade é absoluta. Ainda não era moda de fake, porém já era 'fácil' acreditar. (No tempo de M. ASSIS, no Rio, a Ouvidor era "a rua do boato"...)
Em 1956, a capital federal ainda rabiscada nas pranchetas e um repórter perguntou a BANDEIRA o que achava do nome Brasília: "Tem quatro vogais e i demais..." - pela numerologia, quatro implica em fracasso econômico e social; letras a e i dão o número dois, péssimo. (Até que......... demorou, hein?)
(J. G. ROSA gostava do 'a': grande, o sucesso de Sagarana!)
Mais tarde, cortaram Goiás ao meio e /metade superior/ o novo estado de Tocantins teria Pasárgada como capital e MANUEL BANDEIRA como principal avenida... De pronúncia estranha num idioma em que predominam paroxítonos, em tempo mínimo sofreria adaptação ou ganharia apelido - bom, pelo menos o poeta seria "ressuscitado" e bem mais divulgado. Mas não aconteceu a utopia, Pasárgada só mesmo no MANUEL sonhador.
EU soube agora que o editor (antigo professor, eterno crítico e escritor) JACÓ GUINSBURG criou nova versão, mais uma intertextualidade permitida. Amigo de qual rei, não sei... Se o "ir" e o banco derem lucro, me convide.
- - - - -
"VOU-ME EMBORA PRA BRASÍLIA"
POR MANUEL SEM BANDEIRA e JACÓ DA BANDALHEIRA
Vou-me embora pra Brasília,
lá sou amigo do rei,
terei o dinheiro que eu quero
no banco que escolherei:
Okei!
- - - - -
MENSAGEM CONSOLADORA - Setembro, tempo de, ao toque do shofar, mentalizarmos SHALOM e SHANA TOVÁ!
--------------¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨-----------------
FONTES:
"O sonhado país das delícias", artigo de Otto Lara Resende - Rio, jornal O Globo, 9/4/89 --- "O jogador de versos" - Rio, revista Época, 20/8/18.
F I M