DESAFIOS – OU DIFICULDADES – DA EDUCAÇÃO...

Crise de valores.

Fim das ideologias.

Quebra dos paradigmas.

Fragmentação do sujeito.

Depois, fim do ser.

Algumas provocações reflexivas para pensar melhor. Ou não.

1) Muitos alunos não conseguem perceber o significado do que está acontecendo na escola.

- Onde estaria o motivo?

2) A sociedade – o mundo – segue um rumo e ritmo e a escola outros. É como se o mundo estaria a caminho do futuro e a escola ainda nem chegou ao presente.

- Como articular o futuro – o mundo – com o passado – a escola?

3) COMPLEXO – a relação Educação e Sociedade. Ou seria Sociedade e Educação? Aqui, a alteração dos fatores altera o produto.

- A sociedade promove um sistema e a escola quer fomentar outro. Enquanto as duas instâncias seguirem em direções contrárias não há acordo. A solução implica diálogo entre sociedade e educação e não confronto.

Se a escola prepara para o mundo, mas este mundo é diferente do que aquele que a escola quer transmitir, o aluno só tende a não entender os significados articulados na escola. E... o mundo (parece) fala mais alto que a escola.

4) Sociedade de risco...

- Significa que as perspectivas em relação ao futuro não oferecem nenhuma segurança. Pior, a percepção de muitos é que não há futuro no horizonte.

Na escola não se encontra resposta nem esperança para esta questão. O aluno percebe isto de diferentes modos e se pergunta: o que eu estou fazendo aqui?

5) Referências em colapso...

- Não percebemos, mas ao destruir a tradição destruímos as referências. E sem referências, não há paradigmas e não há segurança. A vida se dilui.

Assim, a escola não é mais referência; os pais não são referência; a família, também não.

A referência parece ser não ter referência.

Perdeu-se – ou está se perdendo – o que une humanos, a relação com o outro como referência.

O individualismo sobrepõe-se a tudo. Aos humanos, também.