DESAFIOS – OU DIFICULDADES – DA EDUCAÇÃO...
Crise de valores.
Fim das ideologias.
Quebra dos paradigmas.
Fragmentação do sujeito.
Depois, fim do ser.
Algumas provocações reflexivas para pensar melhor. Ou não.
1) Muitos alunos não conseguem perceber o significado do que está acontecendo na escola.
- Onde estaria o motivo?
2) A sociedade – o mundo – segue um rumo e ritmo e a escola outros. É como se o mundo estaria a caminho do futuro e a escola ainda nem chegou ao presente.
- Como articular o futuro – o mundo – com o passado – a escola?
3) COMPLEXO – a relação Educação e Sociedade. Ou seria Sociedade e Educação? Aqui, a alteração dos fatores altera o produto.
- A sociedade promove um sistema e a escola quer fomentar outro. Enquanto as duas instâncias seguirem em direções contrárias não há acordo. A solução implica diálogo entre sociedade e educação e não confronto.
Se a escola prepara para o mundo, mas este mundo é diferente do que aquele que a escola quer transmitir, o aluno só tende a não entender os significados articulados na escola. E... o mundo (parece) fala mais alto que a escola.
4) Sociedade de risco...
- Significa que as perspectivas em relação ao futuro não oferecem nenhuma segurança. Pior, a percepção de muitos é que não há futuro no horizonte.
Na escola não se encontra resposta nem esperança para esta questão. O aluno percebe isto de diferentes modos e se pergunta: o que eu estou fazendo aqui?
5) Referências em colapso...
- Não percebemos, mas ao destruir a tradição destruímos as referências. E sem referências, não há paradigmas e não há segurança. A vida se dilui.
Assim, a escola não é mais referência; os pais não são referência; a família, também não.
A referência parece ser não ter referência.
Perdeu-se – ou está se perdendo – o que une humanos, a relação com o outro como referência.
O individualismo sobrepõe-se a tudo. Aos humanos, também.