PORTA-LUVAS – BVIW

Tempos e costumes dão nome a objetos e compartimentos que mesmo em desuso permanecem infinitamente. Quando bem pequena lá estava eu no banco de trás do CARRO de meu tio e ele pede para meu pai pegar a carteira no porta-luvas. Curiosa, fui olhar que lugar era esse e que luva estaria dentro. Não tinha luvas. De lá só saiu o DINHEIRO para pagar o pedágio. Anos mais tarde o porta-luvas continuava lá por mais que os carros ficassem sofisticados e espaçosos. Puseram um suporte entre os dois bancos da frente onde se joga até hoje qualquer objetos que está atrapalhando na mão dos motoristas. Aí vem meu cunhado e grita para pegar a luva do nenê dentro do carro. Vou direto no porta-luvas e respondo que não tem luva nenhuma. Outro grito: “no porta-treco!” Por dedução achei as luvas.

Tudo isso deve ter algo a ver com as prateleiras que temos em casa, onde ninguém guarda pratos, e muitos outros termos da nossa amada língua como o tal leito carroçável das ruas onde nunca passou uma carroça. Comentei isso com uma amiga brincalhona e ela respondeu que a carroça não passa porque não quer, pois o leito é carroçável.

Tema: substantivo composto, transporte e forma de pagamento.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 05/09/2018
Código do texto: T6440203
Classificação de conteúdo: seguro