Cada um deve cuidar da sua felicidade
Nós não somos criados para acreditar em nós mesmos, mas para acreditar que precisamos que outros nos digam o que nos serve. Escutamos muito: o certo para isso é você. Mas a verdade é que cada um deve cuidar da sua felicidade, não ficar esperando que os outros lhe digam o que lhe serve. É comum que pais ditem o futuro e carreira dos filhos ou que cedamos às pressões sociais, esquecendo de nós mesmos para satisfazer aos outros. Quando vemos, onde foram parar nossos sonhos?
A vida é preciosa demais para perdermos tempo esquecendo do que é importante para nós e não somos incapazes de descobrir o que nos serve. Se você quer fazer algo, faça. Se não der certo, você terá adquirido experiência, descoberto mais sobre si mesmo, aprendido sobre a vida.
Já aconteceu de, quando eu me interessei por pessoas que minha família desaprovava, ouvir: peça a Deus que Ele mandará o homem certo. E eu respondi: mas se eu não me arriscar, não tiver minhas próprias experiências, não serei nunca capaz de saber o que me serve, pois não vou amadurecer.
A pessoa precisa errar, arriscar-se e descobrir o que lhe serve. Nenhuma pessoa pode (pois não tem o direito) de tentar nos impor seu ponto de vista ou decidir nossas vidas. Infelizmente, não é raro que deixemos os outros decidirem o que só diz respeito a nós porque ficamos com medo de desagradar aos outros.
Dessa forma, acabamos abrindo mão do nosso direito de exercer nossa individualidade e de cuidar de nossa felicidade. Também não dá para esperar que os outros nos façam felizes. Ninguém nunca conseguirá preencher nossas necessidades e anseios. Porém, não são poucas as pessoas que abrem mão da própria responsabilidade por sua felicidade pessoal, contentando-se em viver vidas artificiais que as tornarão insatisfeitas.
Lembremos que a nossa felicidade é algo que ninguém poderá nos dar. Só nós somos capazes de nos fazer felizes.