GOSTO NÃO SE DISCUTE

Uma sobrinha mostrou a todos na sala o desenho que ela acabara de fazer e cada um fez um elogio para incentivar a pequena a continuar desenhando. Eu falei que estava uma obra-prima. Tive que explicar para a garotinha o que significava e para o resto da família também. Deu muito tempo de discussão. O que vem a ser uma obra-prima, afinal? Pelo dicionário é apenas a melhor obra de determinado artista, ou pelo menos aquela que mais agradou a crítica especializada. Nem por isso tem que ser a que o artista mais gostou de executar. Todos gostamos mais de uma que nos deu prazer ao ser produzida, até mesmo os textos que publicamos aqui. O gosto do observador e do leitor vai variar conforme a sintonia do momento. Se leio um texto triste em fase de tristeza na vida vou me identificar muito mais. O desenho e a pintura tem o mesmo efeito. Pintei uma vez um quadro com muitos tons vermelhos, que eu amei demais, e meu pai detestou. Interessante que ele desviava o olhar e balançava a cabeça em reprovação. Com o tempo notei que ele evitava até olhar e perguntei o que estava errado. A resposta foi “não sei, acho que são as cores”. Nunca saberemos os motivos desses pontos que desagradam, as vezes ao extremo. O oposto também é válido: nunca saberemos porque amamos tanto certas coisas e pessoas.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 31/08/2018
Código do texto: T6435278
Classificação de conteúdo: seguro