O TRATAMENTO SENHOR,UM JEITO DE ESCANTEAR O OUTRO

Antes de falar propriamente sobre a minha convivência no dia a dia com esta palavra.Vou colocar aqui uma breve pesquisa que fiz na internet sobre a origem da palavra senhor ao longo do tempo.

"Ela deriva do latim Senhor, mais velho, mais antigo.

Foi primeiramente usado na idade média para determinar alguém com autoridade ou com propriedade sobre alguém ou algo. Senhor feudal, senhor de escravos ou senhor de engenho (...)

Também se referia a algo divino: inclusive o rei senhor. Ainda na idade média, é posteriormente no século XV, o termo era usado de superior para inferior, para demonstrar a diferença social.

Nos anos 80, começando a ser utilizado como forma de respeito para pessoas mais velhas ou para manter um distanciamento social.

Mudando radicalmente de época,nos anos 80, principalmente nos anos 90, o pronome usa-se mais pela idade e distanciamento social.

Notadamente, hoje em dia , o uso de você é extremamente disseminado. Deixa o campo familiar e intimo para ser usado entre iguais, de superior para inferior.

O termo senhor, muitas vezes é considerado pejorativo, indicando, supostamente, ou que a pessoa com quem falamos é bem mais velha, o que não é educado, segundo a etiqueta, ou uma frieza , uma distancia entre as pessoas."

Bem, gostaria de aproveitar e comentar este ultimo parágrafo, é justamente isso o que está ocorrendo o tratamento senhor em relação as pessoas mais velhas.

Os tempos mudaram, as relações são outras. Mas a forma de tratamento senhor de séculos atrás persiste , mas como maneira de se referir alguém com idade a mais do que a outra pessoa. Como o texto bem indica no seu última parágrafo , nos dias atuais usa-se o termo senhor como uma forma pejorativa, para assinalar que o outro é coisa velha, ultrapassado. Ainda mais nos tempos em que a juventude é por demais reverenciada.

O que se nota nas nossas relações é uma intenção proposital de se manter um afastamento, uma frieza para com o outro e que não se quer aproximação.

Tenho experiências cotidianas nesse sentido. No meu próprio trabalho, uma relação entre colegas, em que a idade não é tão distante assim, fazem questão de usar o tratamento senhor para comigo. Ver-se claramente o quanto não querem aproximação.

Na rua, nos estabelecimentos comerciais, segundo os empregados, são orientados pelos patrões a usarem o pronome de tratamento senhor, até ai, nem uma novidade, é até justificável.

Mas confesso que não tenho mais paciência de alguém usar para comigo esse tipo de tratamento. Dá vontade de responder na lata, alguns respondo, como -dispenso o senhor. A pessoa fica sem jeito, ou não se toca.

Mas mesmo nas lojas, quando usam esse termo penso duas vezes se faço compras ou não. Na verdade diante de uma sociedade cada vez mais distante quanto a sua afetividade, uma sociedade que faz questão de demonstrar o seu desamor, seu rancor, sua agressividade, sua falta de gentileza, solidariedade, então, é compreensível que o tratamento senhor seja o retrato de sua postura. Colocando dessarte um muro nas relações sociais.

É claro que não observo esse tipo de tratamento nas redes sociais, mas como é de se esperar, as relações virtuais são completamente dispare em relação a convivência real.

Existem duas formas de vida , a virtual e a real. Como as pessoas em sua grande parte já estão cheia de viver , de conviver no real , partem para o virtual. E, é no real que elas parte digamos assim para essa auto-defesa . usando como escudo o termo de tratamento de senhor. É como usa-se na gíria do jovem , você fica no seu quadrado que eu fico no meu. Simples assim.

inclemente
Enviado por inclemente em 30/08/2018
Código do texto: T6434373
Classificação de conteúdo: seguro