CONFLITO MIGRATÓRIO (BVIW)

Muitos brasileiros descendem de europeus, que se espalharam pelo país conforme as conveniências de cada um, e, sobretudo, conforme o clima de cada Estado. Não é fácil fazer opção num país tão grande. Meus avós portugueses sofreram com mudanças constantes, mas como A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA, se estabeleceram no sudeste próximo ao Porto aonde chegaram. Adaptaram-se a cidade de SÃO PAULO, com um friozinho na medida certa. Várias vezes nos contavam sobre a dificuldade da escolha. Foram eliminando os interesses menores e concluíram que o clima era perfeito, com o conforto de ter pelo menos o dia a dia parecido com o da terra de origem. Isso foi pelos idos de 1913, tempo em que tudo era muito diferente. Não havia emprego suficiente para tantos que chegavam de fora. Meu avô não entendia de agricultura e teve de sair com a malinha de caixeiro viajante. Tempos difíceis, sem estradas asfaltadas, para vender produtos de armarinho. Minha avó fornecia refeições para fora, o que hoje chamamos de pensão. Por tudo isso fico penalizada ao ver essa migração mundial e os conflitos que geram.

Tema: um slogan (axe), cidade e data.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 29/08/2018
Reeditado em 29/08/2018
Código do texto: T6433544
Classificação de conteúdo: seguro