Sobre raízes,reunião e Rocha

Ontem tive a grata oportunidade de participar de uma reunião familiar__ Família Rocha __na cidade de Ipameri. Foi um dia, a meu ver, muito agradável e proveitoso. Ali estavam presentes os melhores pratos da culinária goiana, sorrisos estampados, abraços apertados, memórias avivadas, passado relembrado, histórias tristes, alegres ,saudades dos que se foram, contato com pessoas desconhecidas ,mesmo sendo parente, laços afetivos reforçados, visibilidade das marcas do tempo presentes no físico, no olhar das pessoas. Desse encontro pude extrair algumas lições .

Desde criança aprendemos que família pode ser comparada a uma árvore frondosa, as características de ambas permitem essa associação.

Uma das partes fundamentais de uma árvore são as raízes pois são responsáveis pela fixação da planta no solo, absorção de nutrientes, minerais e água, reserva de água e nutrientes.

Pensando em família como árvore podemos dizer que as raízes são os valores morais, culturais deixados por nossos antepassados. Quando crianças, , ainda um galho pequeno ficávamos mais próximos das raízes ,mas com o passar do tempo vamos nos afastando. A árvore vai crescendo e formando galhos e mais galhos e perdendo o contado entre si, por vezes até nos esquecemos que pertencemos a uma só arvore .Pensamos até sermos independentes uns dos outros, que o contato não nos é necessário, mas basta que um vento forte atinja a árvore e balance alguns galhos ,chegando a derrubar alguns frutos que descobrimos que as consequências são coletivas e todos sentem o impacto.

Um erro que quase todas as famílias cometem é se reunirem apenas no momento da colheita de alguns frutos, um momento de dor, sofrimento ,separação ,pois a colheita não é feita por nós humanos, de forma planejada e voluntária ,e sim pelo criador ,que sabe a hora certa de tudo. Dificilmente as famílias se reúnem para a alimentação e fortificação das raízes.

Em uma árvore é comum alguns galhos crescerem um pouco mais, alçarem lugares mais elevados ,outros galhos ficarem mais escondidos ,outros mais evidentes, alguns frutos não serem tão saudáveis e saborosos ,mesmo sendo produzidos pela mesma árvore.Com isso percebo a gama de variedades dentro de uma só família, referentes a personalidade, nível social, grau de escolaridade, religião, gostos pessoais, entretenimento. Somos tão diferentes, nos transformamos dia após dia ,mas as raízes continuam imutáveis.

Alguns de nós por vezes podemos ser comparados aos frutos apodrecidos, quando negamos com atitudes nossas raízes, alguém olha e diz ;”Aquela pessoa nem parece ter a família que tem”. Que Deus nos guarde de sermos a vergonha, a decepção de nossos familiares.

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 28/08/2018
Código do texto: T6432982
Classificação de conteúdo: seguro