NOSSO SACRÁRIO, A ALMA. EMAIL.

Sem um mínimo de lastro nada se consegue. Como dizia Oscar Wild, “QUEM QUER UM CÍNICO, QUE SABE O VALOR DE TUDO E O PREÇO DE NADA”.

É uma imposição da vida a que os fortes estão atentos por distinguirem com limpeza de alma e olhos de misericórdia, a piedade distribuída para os fracos, como fez Jesus. Poucos podem ter visão magnânima, que abriga subidos traços de vida se lhe foi concedida compreensão.

Estar sempre atento e incisivo de forma aguçada com especial boa vontade para atender a quem necessita esclarecimento, como solicitado de estimada internauta, das mais antigas, minha amiga Silvia.

Caminhamos em paralelos que em geometria não se encontram, o que é possível em nossa consideração.

Não é meu espaço “ciências exatas”, mas sei e conheço alguns meios matemáticos de chegar ao mesmo resultado. A filosofia necessita de lógica, matemática.

Ratifico o que disse antes a você diante do privilegiado cérebro de Rousseau. Se todos estivessem "chapados", assim assentado o questionamento relativo à Rousseau, o mundo seria melhor em entendimento.

Realmente "o homem é bom " e foi o que ele disse e o questionamento realça. Mas há os que cursam o lado sombrio da vida humana e não transitam pela luz que não podem alcançar. Ninguém quer a deficiência com que foi lançado no mundo e nele sofre as agruras materiais que toldam o espírito. Ninguém quer ficar nos últimos lugares a si destinados em dons e inteligência, como mutilados da sorte, e assim falta grandiosidade. Ficam vagando como fantasmas sem destino ou generosidade, amargam o que lhes coube no parto dos sofrimentos diários por toda uma vida.

Repito o que entendo e assim reportado, “ a corrupção começa com a predominância da razão sobre o instinto e que com o progresso das ciências e das artes corresponde uma decadência da virtude em estreitamento das desigualdades.”

Não foi a sociedade que corrompeu o homem, foi o sistema e a razão por ela criados, por mais paradoxal que possa ser. E o homem desqualificado por dons, não tem condições de distinguir maiores valores. Falta discernimento.Compreende-se. Se não houvesse compreensão dos mais esclarecidos, em que mata densa de "estupidez" e desencontro se viveria? Só com inteligência chegam as virtudes. Para os despojados de dons, valores maiores são desconhecidos.

Se falta "logos" falta inteligência, ausente a compreensão.

Daí o virtuoso e o não virtuoso segundo as regras sociais, da sociedade criada, junto ao surgimento das condutas definidas como crimes; daí as prisões etc. O HOMEM É BOM POR NATUREZA. Com a chegada da razão findou-se o instinto puro e simples, a inocência, a ingenuidade que se vê ainda em selvagens intocados, onde somente prevalecem meios para sobrevivência. O HOMEM É BOM e continua a sê-lo, a "organização" social deu-lhe a virtude e retirou-lhe a inocência. Paradoxal, mas verdadeiro. Por isso alastrarem-se as desigualdades e quem as sofre, desigualdades, fica com limitada compreensão e nenhum gesto de grandiosidade.

O tempo não se perde no tempo, sabiamente assiste o desenrolar.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/08/2018
Código do texto: T6431082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.