PEREGRINAÇÕES CATÓLICAS EM TEMPOS ANTIGOS

Aura alegre, efervescente, forte e bela... Percebe-se a adjetivação num leitura de aura. Você nunca chegará perto de um/uma carioca e sentirá arrepio ou tristeza. Se sentir, será "o contágio da felicidade". Povo com identidade própria. Aura, campo onde as energias deles são sempre positivas. // Longe a sombra de nostalgia e o mistério triste do fado lisboeta. // Aprendi com minha a AMIGA carioca Geminiana a ter elegância e altivez até na hora de, metaforicamente, cair - e de preferência levantar dispensando a "mão" da outra pessoa. "Somos o deus de nós mesmos, sem rezar ou orar (inventaram há tempos a "não sinonímia dicionarizada", uma seria a decoreba de frases feitas, outra a linguagem própria do devoto - "tio" AURÉLIO por certo discordaria... e EU também!!!), o coração e o cérebro como templos." ----- Bom, em todo caso, quando garota......... uma das diversões (?) da família (fora o cinema gratuito: tinham passe livre no bairro), moradores em Catumbi, bem perto do centro da cidade - muitas igrejas católicas 'in loco' e a caminho, não muito distantes de casa e uma igreja da outra - era acompanharem procissões, vela na mão, ou festas de barraquinhas (com pescarias, sempre) e na noite de Quinta ou Sexta-Feira Santa correrem 7 igrejas e rezarem diante de Jesus em manto roxo na posição horizontal, simbolicamente minutos de velório - iam a pé mesmo, procurando variar, não repetir todas no ano seguinte. ----- "Mas 7 é conta de mentiroso" - ousei dizer. "Ih, tem muito mais igrejas. Pes-qui-sei...... Cursinho rápido de turismo..." Eu a desafiei a me apresentar todos estes locais e talvez algo novo. Começou a desfilar o imenso rosário e cantar a ladainha: metáforas linguísticas.

"1-Em Catumbi, bem no largo, a Paróquia de Nossa Senhora da Salete, de 1914, imponente estilo gótico, 90 vitrais franceses originais - culto nasceu de uma aparição em La Salette, nos Alpes Franceses, no dia 19 de setembro de 1846 - participou ativamente de movimentos emblemáticos do país, como na resistência à ditadura, igreja invadida em 1970, presos dois padres e um seminarista. Havia na rua dos Coqueiros a Capela de Nossa Senhora da Conceição, pequenina, demolida em 1963 para melhor acesso ao Túnel Santa Bárbara, unindo os bairros de Catumbi, zona norte, e Laranjeiras, zona sul. // 2-Bem no largo de Catumbi, o cemitério da nobreza imperial - muitas famílias de barões, condes, viscondes e marqueses: nobres, advogados /adoram aparecer!/, políticos, oficiais militares e altos comerciantes, em especial do café; destaque para a baronesa de Sorocaba, Maria Benedita de Castro Canto e Melo, irmã da Domitilazinha, Marquesa de Santos. Também personagens da lieratura crescente, músicos eruditos e contemporâneos artistas. Lá no alto, uma igrejinha e residência do zelador. Sério, ué! Sem medo algum... // 3-A Lapa criou fama de boemia valente. O nome veio da antiga Capela de Nossa Senhora da Lapa, do século XVIII, que depois cresceu e virou a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, único lugar de conforto moral para o lendário Madame Satã. Na avenida Gomes Freire, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau, da segunda metade do século XIX - tem muitas pinturas (chamadas ícones) e objetos russos legítimos; missas com cânticos em russo, grego e árabe (só conhecíamos de passar na porta). Na avenida Mem de Sã, uma igreja cristã moderna para o público LGBT. Na rua do Riachuelo, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e a Capela do Menino Deus. // 4-Santa Teresa é bairro versatilmente místico. Lá no alto, o Convento de Santa Teresa, do século XVIII, 15 freiras carmelitas no claustro, sem contato com o mundo exterior. Bem pertinho, centro de umbanda com cantigas e atabaques. Tem a Igreja de Santa Teresa, início da construção em 1916, interior em estilo romântico e fachada gótica, o campanário abriga 3 sinos de controle eletrônico. Mais famosa é a Igreja de Nossa Senhora das Neves, de 1858. O nome surgiu de uma lenda do século V - um casal muito rico não conseguia gerar filhos, rezou e num dia 5 de agosto foram avisados, em sonhos para construírem uma igreja num local marcado por neve: em Roma e em agosto, verão? Na manhã seguinte, neve no monte Esquilino! É a igreja mais antiga do Ocidente ligada à Nossa Senhora. Ainda em Santa Teresa, também a Paróquia de Santa Zenaide, de 1935, de língua russa, templo ortodoxo para russos, gregos e sírios-libaneses (apenas assistimos a um casamento). Outros templos são budista, anglicano, evangélicos e sinagoga, ainda centro kardecista, esoterismo, baralho cigano e cromoterapia. // 5-Quase no centro da cidade, a Igreja de Santana, construída inicialmente em 1735 a partir de uma ermida perto do campo que passou a se chamar campo de Santana - novo terreno doado em 1759, colunas em estilo clássico. // 6-Subindo, agora lá pelas bandas do Estácio, bairro a caminho da Tijuca, a Igreja do Divino Espírito Santo, no próprio largo do Estácio, e a Igreja de São Joaquim na rua Joaquim Palhares. // Ao início da Tijuca, a Igreja de São Sebastião, mais conhecida como a dos padres "capuchinhos", pelo traje religioso que usam: longo traje franciscano, marrom, capuz e um cordão branco na cintura. A igreja original tinha sido no morro do castelo, região central da cidade, porém demolido em 1922, mais tarde a nova igreja construída entre 1928 e 1931, projeto neo-bizantino, reminiscências neorromânticas - abriga muitos objetos históricos e artísticos, inclusive o marco de pedra da fundação da cidade com o escudo português esculpido. // Tem também duas igrejas de Santo Antônio.............."

O quê? Santo casamenteiro... E-pi-dê-mi-co? Cruz credo! Calei o saudosismo e a geografia urbana com um sorvete de casquinha.

ELA há muitos anos não frequenta mais templo algum. Novos tempos, novos hábitos. Escolheu ficar às vezes quietinha, isolada, calada: "A meditação tem o objetivo de alinhar num só nível a mente, o corpo, a energia e até mesmo a fala."

______________________________________________

LEIAM meus trabalhos "Moro no cemitério..."

FONTE:

"No reduto da boemia, o Rio de muitas crenças" - Rio, jornal O GLOBO, 8/8/15.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 26/08/2018
Código do texto: T6430898
Classificação de conteúdo: seguro