MUDANÇA NUM PASSE DE MÁGICA

Em tempos que na escola as provas eram dissertativas eu tive uma professora de Geografia que não dava nota dez para nenhum aluno. Dizia que não daria nem ao autor do livro em que estudávamos, não poderia dar a nós, se aprendíamos através dele. Fico pensando como essa senhora reagiria se voltasse por passe de mágica e se visse a frente dessa juventude rebelde das escolas de hoje. Não estou falando de séculos atrás, mas de algumas décadas apenas. Onde e quando foi que perdemos o rumo? Vi um repórter fazendo perguntas na rua, com um mapa na mão, querendo saber dos passantes onde ficava o Brasil, no mapa. Reportagem trágica! Só uma senhora da minha idade apontou para o lugar certo. Os jovens ficavam vagando com o dedo sobre a África e a Austrália. Outros davam de ombro, pela falta de chance de acertar. Outros abanavam a cabeça num gesto negativo como quem diz: ”nem imagino!” Será que eu é que estou sendo severa e intolerante? Será que isso pode ser considerado normal? No curso de Admissão ao Ginásio sabíamos as capitais de todos os países do mundo. Mais tarde lecionei num deles e fiz a mesma exigência a meus alunos e eles se sentiam orgulhosos do conhecimento adquirido. Em que ponto de nosso calendário ter conhecimento ficou fora de moda?

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 25/08/2018
Código do texto: T6430049
Classificação de conteúdo: seguro