PICADINHOS EXISTENCIALISTAS - PARTE VI
1-----Em paralelo ao filme 'JEAN-PAUL SARTRE PAR LUI-MÊME", de Alexandre Astruc, duas mulheres, Josée Dayan e Malka Ribowska lançaram 110 minutos de SIMONE DE BEAUVOR em imagens. Setenta anos, saudável, olhos azuis, luminosa, ainda bela X contraste com o eterno companheiro SARTRE, apenas três anos mais velho, porém quase cego, inchado, fala difícil. Olha para a mulher em certos momentos e considera acabada sua própria obra - a dela, idem: mesmo escrevendo pequenas coisas, o essencial ela já escrevera. Não, ainda não o fim pois SIMONE lançou um 'post-scriptum' de "O segundo sexo", o trabalho mais conhecido, um novoalto interesse na história do feminismo do século XX. ----- Grande capítulo do filme é a lutafrminista, teoria desenvolvida em 1949 ao publicar o livro - grande frase: "Não se nasce mulher, torna-se." Depois ela compreendeu que o socialismo não basta para mudara condição feminina se as próprias mulheres não se encarregarem de efetuar tais mudanças - nunca esperar pelas reviravoltas da sociedade. SARTRE achava bem ruins os escritos da juventude de SIMONE (franca ideia machista!), depois houve certo progresso no estilo... Ela contrapõe: "Ele pensava mais do que eu..."
2-------GUSTAVE FLAUBERT declarou: "Madame Bovary sou eu." Dúbio comportamento, reações sentimentais, modo de agir e raciocinar, tudo reflexos de condições psíquicas a que ele se impôs para analisá-la. interessante, não? Sua biografia não revela grandes lances, mas sabe-se que era arredio a cidades e convenções de honrarias e títulos; refugiou-se na literatura, em sua propriedade rural de Canteleu-Croisset, averso a tolice humana. Recolhimento campestre, em parte por epilepsia psicogênica, matrícula de Direito trancada em Paris e recolhimnto na província, mais fácil assistência familiar e melhor ambiente para escrever. Infortúnios: irmão mais velho, médico-cirurgião como o pai (chefe no hospital de Rouen) enlouqueceu; irmã casou em 1845, teve uma filha e logo morreu, FLAUBERT assumiu a criação da menina, pois o cunhado enlouquecera após a viuvez; pai, seu esteio, morreu um ano depois; a mãe era sua carcereira, confidente, ama, paciente, banqueira e crítica: complicado! ----- Teve amigos fiéis e viajou para o Egito, Palestina, Grécia etc., dilapidando boa parte da herança paterna. Montanhas de cartas a confidentes - hoje reunidas em 5 volumes, comentando literatura do séulo XIX e amores, "carrasco de si mesmo". Gradefamma e sucesso financeiro com os livros mais conhecidos - "Salambô", "Madame Bovary", "Bouvard e Pécuchet" -, embora insistiram que jogasse fora "Educação sentimental" e "A tentação de Santo Antão. Por sua importância literáia, teve muitos biógrafos. ----- Em 1971, o filósofo existencialista JEAN-PAUL DE SARTRE publicou o primeiro volume da biografia "O idiota da família", cerca de 1.000 páginas e havia o plano da publicação total de três ou quatro volumes. Afinidades e rivalidades entre o pensador engajado e o romancista que defendia "a arte pela arte'. -----"Interesse antípoda" (palavras de Sartre), admirado exatamente por isso em vez de desprezá-lo - novidade do empreendimento estava na aplicação de um método inestigativo que conjugava existencialiso, psicanálise e crítica literária. Para SARTRE, incorporação em si com se Flaubert fosse um personagem - resultado finaL: obra-prima do enfoque biológico, transformar o reflexo do espelho na imagem mental do refletido.
--------------------------------------------------------------
FONTES:
"Francesas fazem filme sobre Simone de Beauvoir, a maior feminista do século" - Recorte não identificado // "Uma vida passada a limpo" - Rio, jornal O GLOBO, 8/2/14.
F I M