É Fria e Vira Lata
Em 22 de Agosto de 2018, um jornal de Belo horizonte abre manchete: - “Morre Otávio Frias Filho, que renovou o jornalismo no País”.
Me lembrei que a Folha de São Paulo sempre foi, e é contundente em críticas perseguidoras e pejorativas ao Partido dos Trabalhadores, principalmente ao ex presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.. Não sei se o Frias pai ou o Frias Filho, dizia que o Lula não podia ser presidente da República, porque na época não sabia falar inglês, “será que já sabe”? Na época os Vira latas completavam; “Nem inglês e nem português”.
Estou lembrando quando nem sabia o nome dos donos do referido jornal, apareceu em minha casa um amigo, vendendo assinatura da Folha. Eu disse a ele; esse jornal? É fria! Era uma gíria da época.
O rapaz insistiu em me vender assinatura do dito matutino. Percebi que o rapaz, com certeza fragilizado pelo o desemprego, ali era uma oportunidade para defender uma graninha. Perguntei-lhe qual comissão que recebia de cada venda de assinatura. Doei-lhe uma quantia referente a dez assinaturas. Só fiquei com o jornal de amostra, para forrar a casinha do Django, um cachorrinho vira lata.
Lair Estanislau Alves.