MAIS UMA DÚVIDA...

Certa vez me perguntaram se responsabilidade e culpa têm o mesmo significado? A mesma situação pode dar motivo para os dois significados. Uma mocinha sai de casa e a mãe diz que a roupa não combina. Teimosa, sai assim, mas fica se olhando em todas as vitrinas e vidros que espelhem sua imagem. Ela está com sentimento de culpa de não ter ouvido quem entende, mas a mãe é responsável por ter atrapalhado o passeio dela pois não ficou à vontade naquela roupa. No mesmo exemplo, a menina é responsável por ter sido teimosa e a mãe é culpada por não ter sido mais autoritária e feito com que ela se trocasse. Se pensar não funde a cuca, não sei mais o que funde. A culpa nem sempre é alguma coisa que cause remorso, porque podemos tê-la e nem saber. Nem ficamos desculpados por isso. Além disso, a culpa é sempre relativa, por poder ser alterada pela raiva. Se ela fosse absoluta não haveria essa possibilidade. Gostamos de culpar objetos também, até porque eles não podem se defender. Escorreguei por culpa deste sapato. Caí por culpa destes óculos. Responsáveis? Os fabricantes, o usuário, o oculista. São responsáveis, mas não são culpados. Será que estou falando a nossa língua?

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 23/08/2018
Código do texto: T6427302
Classificação de conteúdo: seguro