SENHOR SECRETÁRIO

Todo potente, prepotente, o esteriótipo de uma elite no poder, no cargo de secretario da educação da Bahia. Um homem alto, branco como a maioria dos que se investem no cargo no poder. Destilava empáfia quando as câmeras de televisão , os flashs das máquinas fotográficas dos jornais rompiam naquele momento da entrevista.

Na quela data ocorria mais uma das greves dos professores do estado. O senhor secretário , filiado ao antigo PFL, e nessa oportunidade, um reporte de um jornal local, perguntou-lhe, claro, uma pergunta provocativa, maliciosa. - Senhor Secretário, o Senhor tem filhos na escola pública? Ele, na sua vaidade, respondeu na lata. - Graças a Deus não.

Pois é, que Deus bom para essas pessoas que não precisam de escola pública, eles têm as escolas privadas que tanto defendem. Em contraste, ajudam a desmontar, desmoralizar o ensino público.

Por outro lado, não se deve colocar apenas os que estão no poder como os vilões, o próprio povo não respeita, não preserva, não procura fazer pressão em prol de uma educação pública de qualidade. Esse mesmo povo vota nos que fazem e desfazem da coisa pública.

Senhor Secretario era uma pessoa avesso aos professores do ensino público, aliás como tantos outros políticos.

Não tinha lã predileção pela secretaria de educação, mas tinha mordomias, um bom salário, salário esse que mantinha , economizava sua renda, e mantinha seus filhos nas escolas particulares, viagens ao estrangeiro.

Sempre bem vestido, com paletó bem cortado, era uma elegância no cargo de secretario de educação. Era um tipo de pessoa que se pudesse não pisava no chão.

O Senho Secretario parecia um homem saudável, nem gordo nem magro. O seu jeito de se portar mostrava que sua riqueza, seu cargo político, seu prestígio social iria transpor o tempo.

Mas que de repente, surgiu um câncer, e aquele senhor todo poderoso se foi para outro lugar.

Porém, o Senhor Secretario seguindo a tradição republicana deixou seu filho para dá continuidade ao clã político.

O povo com sua grandeza, com seu gesto de agradecimento a tudo que o seu Secretario fez por ele, elege seu filho , um presente de quem tanto recebeu do Senhor Secretario.

inclemente
Enviado por inclemente em 17/08/2018
Código do texto: T6422260
Classificação de conteúdo: seguro