WOODSTOCK - MUITO ALÉM DA IMAGINAÇÃO

WOODSTOCK - MUITO ALÉM DA IMAGINAÇÃO

"...500 mil peregrinos (...) dizendo terem

vivido "o maior fim de semana desde a

Criação".

ELIAS RIBEIRO PINTO, in "Diário

do Pará", - 16/agosto de 2009

"...a medida que o tempo passou

a lenda, o mito de Woodstock, se

tornou maior do que a realidade".

Graham Nash

(ELIAS R. PINTO, (idem)

Meu maior espanto com a juventude atual é ver como se contentam com tão pouco, como melodia e "arranjo" desses rap, house, funk, tecnobrega, melody (?!) e quejandos são tão pobres... isso quando há melodia ! Pior: o tal "sofrência" que inunda o país e que nos "afoga" (ou sufoca) não passa de um bolerão "cantado" aos berros e sem o romantismo do original. As letras rescendem à vingança, ciúme doentio, posse desvairada do par, sujeição barata e um monte de "equívocos" sentimentais disfarçados (?!) de canção de AMOR. Sinal dos tempos: nunca se matou tanto em nome de um amor que só traz dores e preocupações, jamais prazer e paz !

WOODSTOCK surgiu num tempo de paraíso pra a Música, todas as vertentes melódicas sendo ouvidas, com Rádios sem preconceito tocando tudo, embora rockeiros já fossem detestados por causa do cabelão, cabeludos quase todos. Quem diria: nos anos 1700 se mandava fazer perucas, justamente para "aumentar" a cabeleira !

Mas, o assunto aqui é música... criado no Sul ao som de música folclórica polonesa e alemã, mais a legítima "caipira" -- que, ao virar "sertaneja" (?!) apadrinhou todo tipo de "sandice" musical -- saltei em 1968 para um Rio de "samba de terreiro" e "macumba" -- bem ao lado de nosso barraco -- de bossa-nova e Paulinho da Viola nas Rádios, músicas italiana e francesa, "Concertos para a Juventude" (via TV Globo) aos domingos, festivais de MPB... e ROCK, muito rock, todos os estilos de rock pela Rádio JB principalmente às 15 horas.

Rockeiro que se prezasse não ouvia 1 coisa só... tinha que conhecer (até de nome) Bandas, seus vocalistas e guitarristas, os LPs lançados, o "estilo", as melhores faixas. Pobres mortais "modernos"... não sabem de nada, inocentes !

Os modorrentos anos 80 trouxeram esse "racha", pessoas se (re)unindo em "galeras" e "tribos"... quem amava Bee Gees "detestava" todo o resto; os que curtiam funk (ou reggae) nem samba queriam ouvir, embora fosse moradores de Morros ou "Baixadas". As Rádios passaram a tocar só os que as pagavam -- o tal "jabá" (ou "jabaculê", na época) -- e "enterraram" para sempre o ROCK, todos os estilos de rock menos o "Loiras Geladas" e o 'Barão Vermelho", que me soa "bolero", por vezes.

Mas, voltemos ao WOODSTOCK... não vi o filme, documentário premiado de quase 3 horas, talvez porque vivesse desempregado, saía dos empregos a cada 4 o u 5 meses e, com a indenização, comprava discos e gibis, tivemos uns 2 mil deles. Contudo, o álbum triplo de 1969 compramos e ouvimos perto de cem vezes... guardamos por mais de 40 anos, tendo-o vendido aqui em Belém, pra meu "vizinho" de FACE "Jeft" Dias, que levou também o raríssimo LP "rubronegro" de Joe Cocker, lançado assim que êle saiu consagrado de Woodstock.

"Empresto" sem autorização trecho de página inteira sobre o evento, escrito em clima de empolgação pelo jornalista Lias Ribeiro Pinto em 16/agosto 2009 no jornal DIÁRIO DO PARÁ, com fotos memoráveis de Janis Joplin, Joe Cocker e Jimi Hendrix, "the big 3J"... na letra J de nossa coleção de LPs estavam os rockeiros mais sensacionais, os que mais curtíamos. Elias declara que se baseou no livro de 2009 "WOODSTOCK", de Peter Fornatale, 320 páginas (da editora AGIR) lotadas de informação, de emoção e de histórias:

"Freedom" acabou por se tornar um dos grandes momentos transcendentais da história do rock. Isto era Woodstock. Richie Havens foi o fogo perfeito para acender a chama que brilharia alto naqueles 3 dias, quase 4 -- e hoje talvez ele seja a maior encarnação do ETHOS de Woodstock.

Outros momento do festival stão definitiva e gloriosamnte estampados, para sempre, na história do rock. Como o de Joe Cocker, um inglês ainda relativamente desconhecido nos Estados Unidos, cantando os Beatles em eio a um arsenal de caretas, espasmos e contorcionismos". (in Caderno VOCÊ, pag. 7)

Por volta de 1994 tentou-se "reprisar" o evento, sem sucesso... o que nunca se comentou é que desenhos, roupas, coletes, ponchos e "saiões" (kangas, pareôs, sarongs, batas, etc) estampados e floridos dos "hippies" -- até a caveira -- vinham da terra de Pancho Villa, no país vizinho.

Nesses quase 50 ANOS que nos separam dessa APOTEOSE rockeira seria interessante fazer um paralelo entre as Bandas que participaram e SUMIRAM depois... (como a SHANANA e o incrível TEN YEARS AFTER, entre êles) e os que não foram e brilharam a partir daquela data, 15/agosto 1969. "Funkeiros" como Steve Wonder, PARLIAMENT/Funkadelic Connections e J. Geils Band, os progressivos da época Pink Floyd, Renaissance e Gentle Giant -- Yes também com certeza -- cantores "countries" famosos e guitarristas esplêndidos daqueles tempos, rivalizando com Hendrix, como Rory Gallagher, Eric Clapton, Jimmy Page, os irmãos Winter, Jeff Beck e Robin Trower, com seu magnífico LP "For earth below"... todos parecem ter ignorado Woodstock ou nem foram convidados. Estranho foi não ver o rústico "Steppenwolf" nem na "segunda edição" do Woodstock (em 1994?), um fracasso e nem num disco duplo, de capa igual, que lançaram por volta de 1977/78, eu acho, fraquíssimo, só ouvi 2 ou 3 vezes e o passei adiante.

É curioso notar que grandes Bandas ausentes -- Stones, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppellin, Grand Funk Railroad, Jethro Tull, Genesis, tantos outros -- lançaram seus melhores discos exatamente nessa época (1969/70) e só lamento que Bandas do "segundo time" (que eu adorava !) como a Status Quo, Slade, Foghat, Dr. Feelgood, Humble Pie, BadCo, Jane, Warhorse, etc, não tenham tido chances de aparecer nesse desfile de estrelas rockeiras, assim como o pessoal do Blues, quase todos negros.

Mesmo com tantas ausências significativas, WOODSTOCK se eternizou como o derradeiro GRITO DE LIBERDADE de gerações no Mundo inteiro... hoje, nos vigiamos e somos vigiados !

"NATO" AZEVEDO (em 13/agosto 2018)

OBS: no site... https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/bol-listas/2015/08/15/32-artistas-que-se-apresentaram-no-lendario-festival-de-woodstock-entre-15-e-1781969.htm você acessa fotos de cada Banda e breve histórico de sua apresentação no festival.