Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Yin e Yang são conceitos do taoísmo que expressam a dualidade de tudo que existe no universo. Correspondem as duas forçs fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas.

O Yin é o princípio feminino associado à noite e à Lua, traduzindo a passividade e a absorção.

Enquanto que o Yang é o princípio masculino, associado ao Sol, ao dia e atividade. Tais duas forças seriam a fase seguinte do tao, o princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.

Cada uma das dualidades são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão. Os exemplos não incluem qualquer juízo de valor e nem vige qualquer hierarquia entre os dois princípios.

De sorte que ao se referir ao Yang considerado positivo apenas indica que este é positivo, se comparado ao Yin que se revela como negativo. 

Muito útil é a analogia com a carga elétrica que aponta os prótons e nêutrons. Lembrando que os opostos se complementam, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar ao engatiov.

O equilíbio das forças da natureza representado pelo diagrama tei-gi mistura o branco e preto integrado em movimento contúnuo de geração recíproca, representam a interação destas forças.
Gisele Leite
Enviado por Gisele Leite em 10/08/2018
Código do texto: T6415268
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Gisele Leite
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
1849 textos (3839632 leituras)
35 áudios (5123 audições)
25 e-livros (147762 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/18 22:21)
Gisele Leite

Site do Escritor