A MÍDIA IMPRESSA

A MÍDIA IMPRESSA

Existem opiniões, detalhes, nuanças, observações e divergências quanto à mídia impressa. Tudo que se estampa em papel e que tem um fim específico e pode-se chamar de mídia impressa, mas com raras exceções. Também pode ser conhecida como mídia off-line. Mídia refere-se aos veículos utilizados em uma campanha publicitária. Os veículos da mídia impressa são jornais, revistas, folhetos, mala-direta, entre outros. Certa vez alguém citou: “Houve um tempo não muito distante no qual muita gente acreditava que jornal impresso somente servia para embrulhar peixe em feira”. Vejam com divergem as atitudes e os pensamentos humanos! A mídia possui suas finalidades e pode ser tendenciosa ou não. Dizer ou afirmar que os jornalistas mantenham a independência e a objetividade pode até ser verdadeiro ou vero, mas certamente não se espera que eles "cooperem" com um dos lados num conflito armado e com o que acontece no “teatro de operações” no Oriente Médio. Entretanto, não podemos negar que existe o sensacionalismo voltado para aumentar a expectativa e criar um comportamento competitivo com outros meios de comunicações. A mídia impressa às vezes apela e quando isso acontece é notório, independente do fato e do local do acontecimento. O furo sempre foi à palavra mais importante para a mídia. Diante dessas explanações iremos citar algumas nuanças dos jornais locais, aquilo que mais nos interessa. “Caixa-preta da segurança desvenda a criminalidade – números catalogados e tabulados, em oito anos, vão mostrar dados surpreendentes da violência na Capital. Bandidos em fuga matam soldado PM. O soldado da Polícia Militar, Antonio Gomes Andrade Filho, de 35 anos, foi morto com um tiro no pescoço, após se digladiar com dois meliantes que acabavam de assaltar uma vítima. Governo Federal informa que orçamento prevê elevação de tributos. Será que isso é novidade? Impostos encarecem compra na Web. O consumidor tem que ficar atento na hora de fazer compras pela internet, pois corre risco e a aquisição pode se tornar mais dispendiosa. Merenda escolar – Metade das escolas do Estado está sem cadastro. O caso merece uma solução rápida, para que os alunos não sejam prejudicados. Imprudência nas praias – Carros são flagrados rodando tranquilamente na orla, tal fato mostra o desrespeito e a falta de cuidado para com o banhista. DETRAN precisa atuar com mais rapidez e punir os infratores. Mensalão esquecido – Partido dos Trabalhadores (PT) pode não lançar candidato a presidente. O partido deixou nas entrelinhas que pode apoiar um candidato de outro partido para a sucessão de Lula. Mensaleiros devem ser beneficiados, pois existe brecha jurídica. A Câmara não vai querer abrir Mao de sustar processos contra seus deputados. Implantação de TV – TCU (Tribunal de Contas da União) quer anular licitação na Funasa. O Tribunal de contas da união deu prazo de 15 dias para que a fundação Nacional de saúde anule a licitação para implantação da TV Funasa.

Senado Federal – CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs pode sair logo. O TCU tem em andamento 42 processos de investigação sobre convênios públicos com as ONGs (Organizações não Governamentais). Em cinco horas DETRAN do Ceará leiloa 535 veículos e arrecadou cerca de R4 850 mil no leilão de motos, veículos e sucatas. Carreata da solidariedade mobiliza para doação de medula. Brasil e Cabo Verde fazem intercâmbio. Coréia faz acordo com Estados Unidos da América e fechará instalações nucleares, enquanto, Irã já opera três mil centrífugas atômicas no enriquecimento de urânio, e preocupa. Britânicos se retiram de Barsa, cidade iraquiana, com essa retirada fica reduzida a tropa britânica para cerca de cinco mil homens no Iraque. Morte do brasileiro Jean Charles na Inglaterra volta a ser discutida. Avião danificado fecha o aeroporto de Cumbica em são Paulo. Furacão Félix ganha força e adia viagem do Ministro da defesa do Brasil, Nelson Jobim. Juros de crediário variam até 174% ao ano. 90 anos de morte – Saga de Delmiro Gouveia começa no Ceará na cidade de Ipu, onde nasceu. Delmiro nasceu na Fazenda Boa Vista, a duas léguas da Vila do Ipu, na Ibiapaba- Ceará. Ceará produz para grifes de luxo, confecções e calçados. Fotografia digital cresce 67% no mercado brasileiro. Jeans local perde até para a Turquia, motivo câmbio desfavorável. Grife nacional é mais vantajosa no padrão qualidade. Cavalgar com saúde. Equoterapia – Quando está no dorso do cavalo, o praticante sente que o animal reproduz seu caminhar. É um momento de integração único. Após 30 minutos de cavalgada, o praticante terá executado cerca - de 2,2 mil deslocamentos que atuarão no sistema nervoso central. Produção Acadêmica – Tecnologia cearense conquista o mundo. As invenções genuinamente cearenses conquistam o mercado exigente do Brasil e do mundo. Via Expressa lamentavelmente se transforma em locais de crimes. Autoridades precisam abrir os olhos. Dinheiro do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) ainda não foi liberado pelo governo federal e obras sofrem atrasos no Ceará. Seca no Nordeste preocupa a ONU (Organização das Nações Unidas). E a nós também. Caos na Saúde – “Ambulância, só no ponto de morrer”. Referência hospitalar no Norte do Ceará, a Santa casa de Sobral, é retrato da agonia por que passa a saúde do Estado. Ressalte-se que o atual governador Cid Gomes foi prefeito de Sobral. O que fez pela saúde? Estudiosos discutem fome e pobreza. Queremos lembrar que fome e pobreza não se discutem, acaba-se com elas. Dengue na mira dos pesquisadores. Cuidado, o mosquito é inteligente e podem errar a mira. Substância no caju e folha da goiabeira contém forte larvicida e pode ser usado no combate à dengue. Preços sobem até 141% nos supermercados, pesquisa feita pelos varejistas em seis lojas das principais redes de varejo instaladas na capital comprovam o aumento.

Assaltos têm elevação de 148% no Estado. Que vergonha meu Deus! Estado não vai contratar médicos e contraia justiça. Multas de 2003 a 2006 do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) foram anistiadas. Fraude na Internet – Polícia Federal prende sete pessoas no Ceará, envolvidas em falcatruas. Emprego com carteira assinada cresce em Fortaleza, atingindo 76,51%. Acidente da TAM – CPI constata que a falha foi no avião. Deputados da CPI ouviram o áudio da caixa-preta. Conteúdo não é fundamental para investigação do acidente. Na próxima reunião, membros da CPI vão fazer uma simulação do vôo da TAM. Relator vai pedir indiciamento de ex-diretor da Infraero. Monitoramento – INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional) de olho em segurados com 110 anos. O INSS teme que as aposentadorias possam ser recebidas por terceiros. Há 159 com mais de 110 anos de idade. Pode Freud? Presos 64 suspeitos de roubos de carros em Brasília. No Brasil casos de dengue aumentaram 45%. O mosquito está enganando muita gente. Homofobia está na moda e serão lançados fascículos sobre o assunto. Amor e Justiça – Movimento Emaús recicla objetos e resgata vidas no Grande Pirambu, bairro de Fortaleza. Filas para pagamento de servidores demoram até três horas, o Banco Postal nas agências dos Correios não oferecem condições para pagamento dos servidores do Estado. São os barnabés estaduais sendo massacrados novamente. Estes fatos viraram noticias no cotidiano cearense através de seus dois grandes jornais, Diário do Nordeste e Jornal o Povo. Esperamos por melhoram e que as autoridades saiam de seus gabinetes para verificar in loco a situação penosa que passa o povo cearense, sem saúde, educação e segurança. Juízo senhores e mais atitudes e atividades.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 06/09/2007
Código do texto: T641507
Classificação de conteúdo: seguro