UMA AVENTURA EM PORTUGAL

UMA AVENTURA EM TERRAS PORTUGUESAS

Portugal, terras longínquas, de reis e rainhas, que fizeram histórias, morada de desbravadores, terra dos meus amores, Fernando Pessoa, Luiz de Camões e da minha querida Florbela Espanca.

Eu sequer sonhava, voar tão alto a terras estranhas, cruzar o oceano rumo a Europa dos meus ancestrais, nasci em cidade do interior entre as plantações agrícolas, me criei, casei-me fui pra cidade grande, todavia, uma fatalidade, me divorciei, daí, minha vida deu uma reviravolta, foi difícil aceitar no princípio, mas Deus tinha outros planos para mim.

Surgiu uma oportunidade de viajar, e a agarrei com unhas e dentes, conheci alguém muito especial, que me mostrou o que eu precisava naquele momento crucial na minha vida, que mudar de ares, meu rumo, era uma solução e que a vida não era tão amarga e sem sabor, como se pintava, ela era maravilhosa e estava bem ali... a minha frente, para ser vivida, e, fui viver.

Lisboa foi um lindo cenário para uma mudança de costumes e crenças, em plena baixa, no centro da Lisboa antiga, deslumbro-me, com a tamanha formosura da arte das suas construções, é fascinante, faz meus olhos brilhar de felicidade, numa dessas ruas estreitas, fico um tempo inerte, olhando, explorando cada detalhe, sem acreditar no que via, era um sonho? Me perguntava.

Me sentia nas nuvens, um mundo totalmente diferente do meu, os castelos, as muralhas, as igrejas, me encantava, me senti rainha em muitos desses momentos, o castelo que eu havia criado em minha mente, com príncipe encantado e tudo, tinha sido demolido, eu precisava construir um novo, e embarquei nessa aventura feliz.

Me apaixonei por Castelo de Vide, chorei emocionada, foi como eu tivesse voltado ao passado de uma vida passada, embora nem acredite em reencarnação, mas me senti em casa. Bem, deixa pra lá! Seguimos para Castelo de Marvão, uma edificação muçulmana, exuberante, de uma beleza particular, de um pôr de sol extraordinário, impar, muito lindo de ser ver. Conheci muitas aldeias e vilas, distritos da cidade de Portalegre, parte do Alentejo português...região verdejantes, de grandes pastos de ovelhas. Foi uma aventura muito feliz e gratificante.

Conhecer Setúbal, foi uma particularidade a mais, linda cidade com castelo no alto da serra. Onde em suas tascas, tive o prazer de degustar da culinária portuguesa, a minha preferida, sardinhas com pimentos assados, era tudo novidade para mim, estava maravilhada, parecia uma criança recebendo doces. Atravessar o rio Sado, para desfrutar da beleza das praias da península de Tróia, foi algo inimaginável. Pela primeira vez vi cegonhas, e me vieram a memória, estórias contadas sobre elas, delas trazerem os recém-nascidos às suas mães. Na altura, elas estavam voltando aos ninhos, para reprodução. Meus olhos lacrimejaram, por ver tão linda natureza, abençoada por Deus.

Passando por Sintra, vejo aquele castelo imponente no alto da serra, onde viveram reis e rainhas, de tantas histórias ouvidas em sala de aula, estaria eu sonhando?... Não. Era tudo real...eu estava alí... me tocava pra ter certeza, mesmo assim não queria acreditar, era tudo tão surpreendente, tão lindo e maravilhoso. No retorno, sou presenteada com mais um lindo cenário. Exuberante, em sua magnânima beleza, Cabo das rocas, onde o céu encontra-se com o mar, o infinito condiz com o seu verdadeiro significado, lindo horizonte banhado de um mar calmo e um céu límpido de um belo azul.

Volto pra casa, para minha terra Natal, saudosa de tudo que vi, de tudo o que vivi, minha alma está repartida ela agora tem uma metade portuguesa.

Essa foi a minha primeira ida a Portugal, voltei outras vezes, essas vezes, são outras histórias a contar.

Neide Rodrigues, poetisa potiguar em, 08/08/2018

Revisada em 14/04/2020

NeideRodriguesPoetisaPotiguar
Enviado por NeideRodriguesPoetisaPotiguar em 09/08/2018
Reeditado em 14/04/2020
Código do texto: T6414122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.