“NOSSA” DIVIDA PÚBLICA AFETA A TODOS... 16h04min.
Tendo mais tempo disponível, é até natural que nos dedicamos a escrever mais, muito embora reconheçamos nossas limitações, não há uma “cota” de “produtividade”, simplesmente o fazemos porque gostamos...
As novas eleições estão se aproximando, e os candidatos sendo questionados sobre os seus planos de governo. Amanhã haverá um debate na Band entre eles, começa às dez da noite, e questionamos: porque não começar mais cedo? Visto que sexta feira é dia trabalho para grande maioria. Até foi questionado a “possibilidade” de Lula participar, porém, para que isto pudesse acontecer, ele não deveria estar preso, cumprindo pena de 12 anos e um mês...
Mas, isto já é outra “história”, vamos nos ater ao tema que dá o título de nossas singelas Reflexões do Cotidiano de hoje...
Sempre que possível ouvimos o comentário do professor de economia e Reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, na CBN as segundas feiras pela manhã. Nesta última segunda, fez umas colocações bem interessantes: todo o volume das riquezas produzidas em nosso país, no ano passado alcançaram mais de 6 trilhões e 500 bilhões de reais. Deste monumental valor, o governo se “apossou” de 34 %, ou seja, um pouco mais de 2trilhões e 210 bilhões, estes valores, seriam distribuídos para os estados e municípios, e tudo que sobrasse seria para o governo custear suas despesas...
Porém, mês a mês, ano a ano, esta monumental arrecadação não cobre as despesas, isto faz com que o governo venda títulos públicos, pagando generosos juros, desta dívida, que cada vez aumenta mais, pois somente é pago os juros, e o “capital” é protelado. Segundo afirmou este economista, esta dívida pública já passa de quatro trilhões e 500 bilhões de reais... *
Até agora nada ouvimos dos candidatos, de como reverter este quadro da economia, pois os juros pagos na “prorrogação” desta dívida, afeta todos nós, visto sobrarem menos recursos para Saúde, Educação, Transporte, e vários seguimentos que aguardam por melhorias...
Até o momento “eles” não se pronunciaram como cortar despesas, e os privilégios de muitos, que exigem tudo do governo, NÃO DANDO UM EXEMPLO DE AMOR A PÁTRIA; governadores que se “aposentam” com quatro anos de mandato, ganhando cinco a seis mais que teto máximo da Previdência Social; ao mesmo tempo há no escalão do governo categorias que ganham bem mais que o teto máximo, que hoje me parece que em torno de 33 milhões de reais...
Os “paradigmas” da microeconomia servem também para macroeconomia, os governantes não podem gastar mais do que arrecadam, quando isto acontece vem detrimento de todo o povo... 16h50min. *Quando o PT começou o seu ciclo de governo, o governo FHC deixou 750 bilhões de divida pública... Curitiba, 08 de agosto de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.xyz
https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman