DESIGUALDADE (BVIW)

Séculos e séculos vão passando e a literatura esbraveja com a condição da sociedade, sem solucionar seu problema maior que é a falta de recursos para alimentar, amparar e dar um rumo para um futuro melhor. Aquele mundo de poucos que todos conhecemos, e nunca atinge a ponta onde a miséria impera. Podemos enfileirar os escritores que escreveram romances e compêndios sobre o assunto. Por quê? A resposta é tão longa, mas cada um tenta explicar um tópico do problema. O meu modo de ver é todo voltado para a falta de harmonia que é inerente ao ser humano. Animais irracionais conseguem viver sem desequilibrar essa balança, e conseguem, a grosso modo, viver em harmonia. Desigualdade social só foi possível a partir do momento que alguém se sentiu no direito de ter o que comer, mesmo que isso significasse a morte de outro ao lado. “Eu sou melhor e mereço.” Com instinto de sobrevivência o outro não morreu, mas teve seu sustento prejudicado. Era o inicio de uma vida distinta do outro mais egoísta. Somos racionais e não sabemos reverter isso. Os que poderiam minimizar não se importam. Resta, a nós outros, filosofar.

Tema: Miséria

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 08/08/2018
Reeditado em 15/08/2018
Código do texto: T6413118
Classificação de conteúdo: seguro