ee5567a10ca5f781ad31213b6acd262f.jpg
       
             
LUAR DE MINAS !

      Os poetas gostam de ficar espalhando por aí que a lua é dos namorados, dos enamorados e dos apaixonados.
    Pode até ser mas  duvido que ela venha mais linda, mais majestosa, mais encantadora e muito mais prateada em qualquer outro lugar que não seja nas montanhas de Minas, minha amada terra natal. 
     
O luar de Minas é diferente, a noite parece que vira dia e o manto celeste recheado de estrelas de diamantes parece até que se aproxima mais daquelas montanhas verdes só para abrilhantar ainda mais com uma boa pincelada aquele magnífico espetáculo noturno.
      
Só os mineiros é que sabem e aqui não cabe nenhuma discussão, que o luar de Minas é muito mais bonito do que em qualquer outro lugar e que ela, sua majestade primeira e única, a lua que dizem ser dos namorados, na verdade em toda sua nobreza tem fortes raízes mineiras.
     
Lá  ela  costuma ficar bem maior e muito mais prateada e nítida quando anoitece e aquelas montanhas mágicas combinam aquele contraste de cores espetacular, harmonizando perfeitamente o verde com o prata fazendo com que as noites mineiras sejam inesquecíveis e incomparáveis.
      
Isso  se deve a grande amizade e carinho que todos nós mineiros temos por sua majestade e é só prestar um pouco de atenção para perceber que as melhores poesias, as mais lindas canções dos autores mineiros surgiram em parceria com aquele luar maravilhoso.
      
Nem quero citar os namoros, juras de amor e promessas de casamento que foram inspirados e patrocinados pela nossa amada rainha da noite. É sempre bom lembrar que as melhores serenatas e as mais lindas rosas que foram roubadas de lindos jardins sempre tiverem os raios prateados acompanhando.
      
Tenho o privilégio de sempre que possível e aqui da minha varanda desfrutar da beleza das noites enluaradas só que, infelizmente muito longe das montanhas de Minas.
      
Está  certo que aqui as noites enluaradas são muito bonitas, é lógico que são, mas não chegam nem perto, nem em intensidade e nem na proximidade da lua, como acontece lá pelas bandas de Minas Gerais.
      
Numa dessas últimas madrugadas em que da minha varanda observava a caminhada da lua cheia, bem cheia, fiquei imaginando se ela fosse um organismo vivo e tivesse a possibilidade de fazer sua escolha para a caminhada diária, com a mais absoluta das certezas   começaria a faiscar entre as montanhas de Minas.
      
Penso que ela não titubearia em começar por lá já que ali, além de ser sempre muito bem recebida o ambiente, o clima , a camaradagem dos amigos mineiros sempre estendem um longo tapete para que ela continue reinando absoluta nas nossas noites.
     
É bem provável que muitos dos amigos e amigas quando souberem do que estou escrevendo não vão concordar com a minha opinião.
     
Tudo bem,  entendo e que ninguém brigue comigo. A lua é de todos, não há o que duvidar e nesse aspecto não cabe nenhuma discussão.
      
Ela é dos namorados, dos enamorados, dos amantes, dos apaixonados, das sonhadoras, dos solitários, dos poetas e das poetisas, dos seresteiros  e dos que como eu, gostam de reverencia-la nas madrugadas solitárias.
      
Então, para que não haja nenhuma discussão,  a lua é de todos só que...a luar de Minas é o mais bonito de todos...

 
                        *********

            ...este texto foi publicado originalmente em 10/05/2013...





(...imagem google...)
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/08/2018
Reeditado em 07/08/2018
Código do texto: T6412265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.