O inverno vai passar

Esta estação tem poucos adeptos, eu sou um dos que não aprecio. Sei que muitos preferem os dias frios, o céu nublado, com geada ou até neve. Eu, não! Paisagens com montanhas geladas ambientadas nos polos, no Alasca, nos Andes os nos Alpes apesar de oferecerem inegável beleza, me causam arrepios só de me imaginar num lugar daqueles.

No Brasil, felizmente, o inverno tem sido menos agressivo, espero que continue assim, quando as temperaturas se igualam às do outono. Nesta época de inverno, é um período difícil para muita gente sem moradia ou as mínimas condições de sobrevivência. Além disso, o clima é propício para enfermidades do aparelho respiratório de crianças e idosos, que também se ressentem da friagem que maltrata os ossos.

Melancolia e depressão se acentuam nos dias cinzentos e frios do inverno, a exemplo do que acontecia com o filósofo alemão Friedrich Nietzsche.

Enquanto a juventude é comparada à primavera da vida, o outono da existência é meio caminho andado para a velhice com o que o inverno combina perfeitamente…

“Quero que você me aqueça neste inverno e que tudo o mais vá pro inferno”…. Quem não ouviu ou cantou esses versos de Roberto Carlos, em plena ditadura militar, sem nem pensar na alienação do seu conteúdo?

“Quando o inverno chegar, eu quero estar junto a ti…” – cantava Tim Maia, na romântica canção” É Primavera”.

Jova
Enviado por Jova em 07/08/2018
Código do texto: T6411954
Classificação de conteúdo: seguro