O BURACO NEGRO DENTRO DE NÓS.

Neste chuvoso dia, procurando por um assunto para minha crônica da semana, acabei me distraindo e lendo em algum lugar, algo que me chamou a atenção, a princípio, parecia não ter importância nenhuma - a princípio - depois de uma breve análise, eu vi que esse era o assunto da crônica, o título acima lhe dará uma boa dica do que está por vir.

Encontrei por acaso, entre minhas coisas, uma revista de assunto científico, achei entre suas matérias, a definição de buraco negro, e no artigo dizia o seguinte: " O buraco negro é um fenômeno espacial de proporções elevadíssimas ( geralmente maiores que o sol ) , e com massa extremamente compacta, resultando em um campo gravitacional, em que nenhuma partícula ou radiação consegue sair. Até mesmo a luz é sugada, buracos negros são invisíveis, e só é percebido pela ação gravitacional em seus arredores, pela mudança da órbita dos corpos celestes próximos, que venham a ser atraídos. Acredita-se, em teoria, que somente algo com a velocidade superior à da luz, poderia resistir ao seu campo gravitacional, sendo assim, não é possível saber o que acontece com a matéria que é sugada… ".

Em resumo, meu resumo, um buraco negro é aquilo que suga tudo a sua volta, nada escapa, e o que está sendo sugado não se atenta até ser totalmente tragado. Foi neste momento amigos leitores, de modo inevitável eu diria, que tracei um paralelo do buraço negro com os setores da sociedade de hoje, foi aí que nasceu essa crônica. Talvez você discorde do que vou dizer, e você tem todo o direito para isso, mas, permita-me conjecturar um pouco neste assunto. O que eu vejo hoje, é exatamente a mesma coisa acontecendo, onde, os buracos negros da ignorância e irracionalidade sugam a seiva vida, promovendo miséria mundo afora.

Para entendermos o motivo pelo qual estamos a beira de um buraco negro, vejamos a sociedade em um todo. O nosso tripé, o que sustenta essa sociedade de hoje, compõe-se de três poderes distintos e bem presentes; a política, a econômica e a religião. Esses três poderes, na minha modesta opinião, além de estar maculada pelo vírus da corrupção, está aos poucos sendo sugada por um buraco negro, e o desequilíbrio orbital desses três poderes causará a falência de todo o sistema.

Todos nós, independente da nossa origem ou conhecimento cultural, somos regidos dentro das rédeas desses três poderes e de quem os domina. A economia por exemplo, precisamos dela, de nossos empregos, e com nosso dinheiro honestamente ganho, compramos, vendemos, fazemos a economia girar o capital, empresas crescem, todos ganham. A política praticada com bom caráter e honestidade, é necessária, criando condições, leis, oportunidades e possibilidades para tudo e todos. Já a religião, praticada dentro das verdades bíblicas, tem como propósito, nos aproximar de Deus, de nos tornar cada vez mais amorosos, principalmente com o próximo, independente de quem seja o próximo. É claro que as coisas não se sucede dessa forma, e é aqui que tudo acontece meus amigos, na individualidade e no livre arbítrio de cada um, onde a maioria destes seres humanos neste planeta azul, tomado pelo egoísmo, ganância, irracionalidade, estão sendo uma influente partícula negativa nesse buraco negro, causando o declínio de si mesmo, e também dos que estão a sua volta. A política, a economia e a religião, na verdade sou eu, é você, somos todos nós, se não formos leais a nós mesmos, e ao nosso próximo, seremos um buraco negro invisível dentro de nós. Para que o mundo seja mudado, primeiro eu tenho que mudar meus próprios atos. O buraco negro do declínio social está dentro do coração do próprio homem.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 05/08/2018
Código do texto: T6410289
Classificação de conteúdo: seguro