124e48624c847af45ac67d0ebb59ac96ae9fc113_hq.gif

        E AÍ ? QUEM GANHOU A BRIGA ?

    Na minha infância e durante um longo período tive um amigo que na verdade foi quase que irmão. Dividíamos brinquedos, travessuras, sonhos e até certa vez juramos  que ficaríamos amigos para sempre. 
    
Fomos   colegas  dos primeiros bancos escolares, coincidentemente  nos interessamos pela mesma menina, uma bela moreninha de cabelos cacheados  mas um dia, não me  lembro se estava nublado ou se ventava nos desentendemos por uma bobagem, uma insignificância  e não sei porque chegamos até a trocar alguns socos.
     
Eu fiquei com a camisa rasgada, ele com um pequeno  sangramento no canto da boca e depois disso nos tornamos uma espécie de   inimigos e passamos a nos evitar até que nunca mais o vi.
     
Estou  tocando  nesse assunto  porque de vez em quando  me pergunto quem ganhou aquela briga ? Aliás  na verdade, quem é que ganha uma briga ?
   
Dizem uns que esmurrar uma pessoa, ofendê-la e humilhá-la demonstra que  nesse caso o agressor, o ofensor e o que humilhou é o vencedor, um grande guerreiro, o que deve ser temido em tudo e por todos. Grande tolice !
   
A vida aqui no planeta anda meio complicada e uma  grande parte  das pessoas, essas que são muito mais desmioladas do que  corajosas enfrentam ou provocam qualquer desafio ou confusão   e se sentem completos, realizados quando derrotam seus adversários e isso usando de todas as formas possíveis e imagináveis.  
   
Faz tempo passei da fase de acreditar  nessas tolas convicções.  Vencedores  ou melhor quem ganha as brigas e isso no mais amplo dos sentidos é aquele que justamente evita as vias de fato, as discussões bobas e as ofensas mais medíocres. Ou seja, não dá nenhuma importância  ao que de fato não merece nenhuma importância.
   
Quem    ganha qualquer briga, pelo menos é como comecei  a entender, é aquele que tem bastante equilíbrio para olhar para o lado e ignorar as provocações. É aquele que consegue se manter sereno diante daqueles pobres infelizes que se dizem com pavio curto.  
     
Aliás, para ser bem direto, na minha opinião esse negócio de pavio curto não passa da mais completa idiotice.
     
Infelizmente pelo que tenho notado e com a desculpa das  muitas e muitas preocupações diárias ou de  que a vida está andando muito mais rápida do que  se supunha,  as pessoas, pelo menos grande parte delas, estão com as línguas engatilhadas e os punhos afiados para pular rapidamente  do estágio das discussões para agressões e daí até para algo pior.
   
Mas   a pergunta que fiz inicialmente foi : quem      ganhou   ou quem ganha uma   briga ? Por     experiência   própria, com muita  serenidade e  segurança respondo  :  é aquele ou aquela que ignorou a possibilidade ou eventualidade  de alimentar, incendiar e participar de uma briga cujas conseqüências  ninguém tem como medir ou prever.
   
No meu modo de entender é muito melhor ser inteligente do que um brigão desmiolado cujo futuro não pode ter nada de bom ou positivo.
   
Creio já ter passado da hora de acabar com essa tolice de que quem não reage tem sangue de barata e para falar a verdade  , nem sabia   que baratas tinham sangue.
     
Simples assim ! 


                    *********







(...imagem google...)


 
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 05/08/2018
Reeditado em 13/08/2018
Código do texto: T6410077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.