E AÍ ? QUEM GANHOU A BRIGA ?
Na minha infância e durante um longo período tive um amigo que na verdade foi quase que irmão. Dividíamos brinquedos, travessuras, sonhos e até certa vez juramos que ficaríamos amigos para sempre.
Fomos colegas dos primeiros bancos escolares, coincidentemente nos interessamos pela mesma menina, uma bela moreninha de cabelos cacheados mas um dia, não me lembro se estava nublado ou se ventava nos desentendemos por uma bobagem, uma insignificância e não sei porque chegamos até a trocar alguns socos.
Eu fiquei com a camisa rasgada, ele com um pequeno sangramento no canto da boca e depois disso nos tornamos uma espécie de inimigos e passamos a nos evitar até que nunca mais o vi.
Estou tocando nesse assunto porque de vez em quando me pergunto quem ganhou aquela briga ? Aliás na verdade, quem é que ganha uma briga ?
Dizem uns que esmurrar uma pessoa, ofendê-la e humilhá-la demonstra que nesse caso o agressor, o ofensor e o que humilhou é o vencedor, um grande guerreiro, o que deve ser temido em tudo e por todos. Grande tolice !
A vida aqui no planeta anda meio complicada e uma grande parte das pessoas, essas que são muito mais desmioladas do que corajosas enfrentam ou provocam qualquer desafio ou confusão e se sentem completos, realizados quando derrotam seus adversários e isso usando de todas as formas possíveis e imagináveis.
Faz tempo passei da fase de acreditar nessas tolas convicções. Vencedores ou melhor quem ganha as brigas e isso no mais amplo dos sentidos é aquele que justamente evita as vias de fato, as discussões bobas e as ofensas mais medíocres. Ou seja, não dá nenhuma importância ao que de fato não merece nenhuma importância.
Quem ganha qualquer briga, pelo menos é como comecei a entender, é aquele que tem bastante equilíbrio para olhar para o lado e ignorar as provocações. É aquele que consegue se manter sereno diante daqueles pobres infelizes que se dizem com pavio curto.
Aliás, para ser bem direto, na minha opinião esse negócio de pavio curto não passa da mais completa idiotice.
Infelizmente pelo que tenho notado e com a desculpa das muitas e muitas preocupações diárias ou de que a vida está andando muito mais rápida do que se supunha, as pessoas, pelo menos grande parte delas, estão com as línguas engatilhadas e os punhos afiados para pular rapidamente do estágio das discussões para agressões e daí até para algo pior.
Mas a pergunta que fiz inicialmente foi : quem ganhou ou quem ganha uma briga ? Por experiência própria, com muita serenidade e segurança respondo : é aquele ou aquela que ignorou a possibilidade ou eventualidade de alimentar, incendiar e participar de uma briga cujas conseqüências ninguém tem como medir ou prever.
No meu modo de entender é muito melhor ser inteligente do que um brigão desmiolado cujo futuro não pode ter nada de bom ou positivo.
Creio já ter passado da hora de acabar com essa tolice de que quem não reage tem sangue de barata e para falar a verdade , nem sabia que baratas tinham sangue.
Simples assim !
*********
(...imagem google...)