NOSSA ESCOLA PÚBLICA,ATÉ ONDE VAI?

Em todos setores da vida tem o seu lado negativo. Não é nenhuma novidade isso, faz parte. Entretanto , tem determinados pontos, setores de convivência humana que deveria dar exemplos, falo particularmente da educação, onde lido o tempo todo. É onde tenho que conviver querendo ou não. Foi a profissão que escolhi, se foi um erro , é tarde para arrependimentos.

Como eu tinha uma ilusão, um idealismo no inicio da minha carreira como professor. E hoje , como é duro admitir a derrocada de todo esse sonho que eu imaginara ser possível. Se critica tanto a educação no angulo governamental , no entanto, na própria base não se pode ou não se tem moral para tanto. São interesses mesquinhos sobrepondo ao projeto maior de uma educação condizente , de qualidade no setor público.

Os bastidores da escolas públicas, nem todas é claro, tem algumas que se respeitam, profissionais valorosos. No entanto, falo de experiência, de vivência de muitas escolas que passei e continuo atuando. Talvez tenha desacertado ao entrar em escolas desse nível. Foram oito ao todo. Azar o meu.

O autoritarismo é uma constante, embora falem tanto em democracia, como se fala, a discrepância de cidadania formal e cidadania real.Não é Por por grande partes dos professores e direção uma preocupação de se trabalhar de uma forma séria, comprometida com os alunos no tocante a esse assunto.

Outro dia uma aluna do terceiro me perguntou , - professor, o que é democracia? Estava eu preocupado justamente em trabalhar o tripé democracia-cidadania-desigualdade social. Fiquei seriamente angustiado , quando falo com a coordenação, ficam inquietos com o conteudismo. No inicio do ano fazem seu planejamento sem a minima preocupação com as reais carências dos nossos alunados. Abrem num determinado capitulo do livro de suas matérias e ponha assunto no papel indicado nos assunto para as unidades.

Quando da paralisação dos caminhoneiros parei tudo que estava discutindo com os alunos e formos repensar o Brasil daquele momento, daquele contexto político. Os outros professores? Tome-lhe conteúdo. Depois ficam reclamando da chamada evasão de alunos nas escolas. E consequentemente ficam sem turma para ensinarem.

Sou professor, sou funcionário público, mas tem que se dá uma guinada na educação pública. No meu entender não é tirando por exemplo sociologia, filosofia da prioridade do ensino, mas tem que colocar pontos que levem o profissional da educação ter mais responsabilidade na unidade escolar.

Outras questão, existem regras aqui pelo menos na Bahia em que aquele professor que tem mais tempo na unidade escolar tem o direito de ficar na mesma se o numero de alunos diminuírem, e é claro as turmas serão insuficientes para a quantidade de professores na escola. Tudo bem, no entanto, fico a pensar, no meu caso , que tenho deficiência física, sobro sempre, geralmente não tenho esse tempo exigido pela lei do magistério. A insensibilidade é uma constante na secretaria de educação. Vejo lá os professores com seus carrões o dia todo cumprindo as 40 horas em uma só unidade escolar. Eu , me arriscando com uma cinquentinha adaptada de um bairro para outro, com carros super velozes no meu encalço, entrego minha alma ao criador. Claro que não é só critérios obedecidos por lei, tem os chamados favorecimentos, as chamadas panelinhas. Então , não me venham criticar os políticos com suas corrupção, que moral essa gente tem de criticar?

A insensibilidade é uma constante nesse meio, já estou acostumado, mas agradeço por Deus me ter dado o dom, e eu com a persistência de escrever, tenho esse recurso para me desabafar. não Tenho autoridades, padrinhos a quem recorrer,mas só em descarregar neste veículo de comunicação as minhas agruras , já por si só me basta.

inclemente
Enviado por inclemente em 05/08/2018
Código do texto: T6410071
Classificação de conteúdo: seguro