Uma cadeira almofadada

Uma cadeira almofadada

Nos idos do século passado, década de cinquenta, sessenta, o pai deveria prover sua família, sozinho. Era uma questão de honra. A mãe cuidava da casa e tudo corria bem. No final de semana, poderiam fazer um piquenique. Passear no clube. Ir a casa da vovó. Final de ano praia. Talvez na fazenda de um tio. Porém, hoje, não é assim que caminha a humanidade. Mesmo com o casal trabalhando, por vezes falta o essencial, para nutrir a família.

Em diversas áreas, essas mudanças são percebidas. O telefone é um exemplo. Há trinta anos, as linhas custavam uma pequena fortuna. Para um simples alô, era preciso esperar na fila dos orelhões. Os carros eram carroças. Aparelhos de tv, pesavam uma “tonelada”. Viajar de avião, só pessoas mais abastadas.

Há também outros segmentos, que evoluíram muito e um que chama atenção, a educação dos filhos. O reflexo disto, não cabem mais os conselhos dos avós. Aquele em que o pai sozinho, deve dar a família, tudo que esta precisa. Homossexuais são pessoas que devem ser evitadas. Mãe solteira, não é bem vista em sociedade. Pessoas sem carteira assinada, são desocupados. Profissões dignas, apenas as que rendem bons salários. Estas e outras certezas, conceitos, hoje não cabem mais. Devemos aceitar o ser humano, como este é.

Em família, é normal filhos crescerem, serem educados com a mesma régua e mesmo assim, um ser diferente do outro. A isto, muitos atribuem o conceito de personalidade. Não foi a educação dada pelos pais, que apenas um filho assimilou. Um ser humano não é igual ao outro, caso fossemos, todos sairíamos a Adão e Eva. Na personalidade, o mesmo raciocínio. Cada um tem a sua. E esta mudança, de um para o outro, fez a família, a sociedade evoluir.

Não fosse isto, a roda seria quadrada. Os orelhões estariam as esquinas. Os carros seriam carburados. As missas, oradas em latim. E assim deve caminhar a humanidade, assimilando novos conceitos.

Seu filho veio ao mundo e promoveu mudanças interessantes, inteligentes, atípicas, que inicialmente, não agradaram a todos. Contudo, o tempo mostra a necessidade, aplicabilidade destas inovações, ao cotidiano do mundo.

Adeque-se, caso não, pode estar obsoleto, ultrapassado. E isto é um mal a humanidade. Pessoas quando chegam a certo patamar, cargo social, importância na família, querem tudo a sua vontade. Entretanto, nem “tudo” segue esta estrada. Quando “tudo” deve sair as suas regras, isto torna-se uma ditadura. Os exemplos atropelam-se na história, Saddam Hussein, Fidel Castro, Stroessner, patriarcas, matriarcas e outros anônimos.

Não há porque resistir, hora ou outra, a mudança acontecerá. E você, com ideias do século passado, apenas frustou alguém, que vê o mundo com outros olhos.

Criar um filho para ser tal qual seus conceitos, é louvável, porém, aceitar que este seja diferente, mostra sua evolução. Caso seu rebento, não queira ser um administrador, no conforto de um escritório e sim um professor, erga as mãos ao céu.

Agradeça a Deus, este nasceu com o nobre dom de ensinar. Não como você delimitou seu futuro.

Ficar sentado a uma cadeira almofadada, administrando seus conceitos.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 02/08/2018
Código do texto: T6407609
Classificação de conteúdo: seguro