O POLÊMICO BEIJO DA NOVELA

Após a exibição do beijo entre dois homens numa novela da Globo, deparamos com um ambiente totalmente hostil nas redes sociais. Pessoas defendendo suas posições como se estivessem num campo de batalha, partindo para guerra, com todas as armas possíveis. Na sequência do combate, acusações, julgamentos, condenações e execuções de  sentenças. Uma polêmica colossal. Parecia ter explodido uma bomba atômica de ofensas e manifestações dos mais diversos tipos de homofobia.

Tal acontecimento, devido a grande repercussão, nos motivou a fazer uma breve reflexão, tendo em vista se tratar de um assunto que divide opiniões.

Dentre o que lemos(nas redes sociais) e o que ouvimos nas ruas, destacou-se o fato de que muitas pessoas acreditam ser a cena exibida uma afronta à moral, aos bons costumes e que a Rede Globo estaria destruindo a família, "um projeto de Deus para o homem." Para que tenhamos uma discussão sadia e com objetivos de se formar opiniões e ideias sólidas, é necessário, em primeiro lugar, respeitar os pontos de vistas dos demais. Não se pode conceber o juízo de que nossos pensamentos, crenças, ideologias e posições sejam verdadeiros, melhores, superiores.

Ao falarmos em moral e bons costumes, precisamos entender que até estes princípios norteadores da vida em sociedade estão sujeitos aos efeitos da evolução ao longo dos tempos. O mundo passa por constantes transformações e, naturalmente, as pessoas, as relações, as famílias também estão sujeitas aos efeitos de tais mudanças.

Especificamente sobre o tema desta humilde reflexão e pedindo "venia" àqueles de pensamentos divergentes, cremos que a Rede Globo não está inventando algo para influenciar os relacionamentos (embora a exibição possa até motivar alguém assumir tal opção), ela apenas está levando para o campo da dramaturgia os acontecimentos sociais recorrentes. Ou alguém ousaria contestar a existência de relacionamentos homoafetivo há séculos na sociedade?  Outro ponto sobre qual se faz necessário refletir é o fato das pessoas dizerem, com ênfase, que algo ofende a moral e os bons costumes. Vale meditar sobre o  que é moral e o que são os bons costumes. Por ventura, não estariam estes "pilares" sujeitos à evolução, as mudanças de hábitos e aos constantes movimentos ao longo das décadas? Por exemplo, na idade média cria-se e pregava-se, através da igreja católica, que  aqueles que apresentassem um comportamento diferente dos demais nos ritos e cultos eram considerados hereges ou  bruxos e deveriam ser queimados nas fogueiras da santa inquisição. Tal regra se aplicaria nos dias atuais? Também afirmar que isto ou aquilo  é projeto de Deus é outro aspecto complicado e que transcende nossa capacidade de compreensão e, na nossa maneira de pensar, configura um grau elevadíssimo de prepotência. Como pode um mortal conhecer os desígnios do Ente Superior, criador do universo e todas as coisas?

Na nossa humilde, simples e imperfeita opinião, entendemos que é preciso repensarmos nossos papéis para enfrentarmos os desafios do mundo atual e suas constantes mudanças rumo ao futuro. É conveniente abolirmos algumas de nossas ideias pré-concebidas. Também é urgente repensarmos nossa fé. O homem atual criou um Deus exclusivamente” para chamar de seu" e este "Deus", criado a imagem e semelhança do homem, expressa suas vontades, seus pensamentos e suas decisões de acordo com o desejo idealizado por seu criador. Precisamos entender que ainda estamos e continuaremos por milhares de anos evoluindo e em busca da verdade e que hoje, temos apenas suposições que não passam de meias verdades ou verdades relativas.

Ninguém é obrigado  concordar com comportamentos divergentes dos seus. Entretanto, no mesmo diapasão, ninguém pode obrigar a outrem mudar o comportamento em função dos seus.

Cremos  ser a melhor opção encarar as mudanças protagonizadas pela sociedade moderna de maneira serena. Procurar conviver e aceitar as filosofias, ideologias, crenças e estilos cada vez mais diversificados. Repetindo, não somos obrigados a aceitar mas, diante dos preceitos legais implantados neste século, temos o dever de respeitar, caso contrário, poderemos responder civilmente, administrativamente e até criminalmente, na medida de nossos atos. Ninguém deve ser excluído, marginalizado, criminalizado ou atacado por pensar, agir e se portar de forma diferente dos outros (desde que não viole a lei),  afinal o Estado Democrático de Direito nos assegura essa prerrogativa.

Para concluir, vejo com muito espanto, cidadãos repudiando um beijo entre pessoas do mesmo sexo, alegando imoralidade, desrespeito, afronta, destruição das famílias tradicionais e, estes mesmos cidadãos, assinarem canais de filmes pornográficos para assistir com a esposa no recanto dos lares, ou o indivíduos que deixam as famílias em casa passando por necessidades e gastam seus recursos em festas e em casas noturnas. Tendo ainda, aqueles que, sem nenhum pudor, aplicam golpes causando prejuízos nos menos esclarecidos e menos favorecidos. Não menos grave, ainda tem os que aplaudem políticos corruptos que desviam milhões que poderiam beneficiar a população carente. Isso, para o entendimento de uma grande maioria configura uma imoralidade e ofende os bons costumes e a ética. Cremos ser  mesmo necessário rever nossos pontos de vistas pois estamos num caminho evolutivo sem volta. As pessoas procuram viver da melhor maneira que lhes possam trazer paz e felicidades.

Quanto ao beijo exibido na novela, este não terminou naquela cena, pois sem dúvida, irá repercutir na vida real, representando uma mudança de valores em nossa sociedade, traduzida no grau de aceitação em relação ao passado. Seria mais sensato aprendermos a respeitar e conviver com as diferenças, deixando as pessoas amar, ser amadas e, sobretudo, viver conforme melhor lhes aprouver.

BLOG: www.josegeraldodasilva.com.br

Twitter: @jgeraldo1966

Instagram: @jgeraldo1966

E-mail: blog@josegeraldodasilva.com.br