MUDOU DE IDEIA?

Como temos a audácia de achar que nossa forma de pensar é sempre a correta?

Olha, até um ariano cabeça dura assumido como eu, precisa entender melhor essa nossa tendência em cravar nossas reflexões como verdades e desqualificar as verdades alheias... e pior, de forma natural e rotineira.

Analisemos: somos quase 7.5 bilhões de pessoas nesse planeta, segregados de inúmeras formas, como não deveríamos ser, mas sistematicamente somos... e como consequência, conduzidos para diferentes submundos onde as necessidades e valores são completamente diferentes e isso está diretamente ligado a formação de nossas crenças e princípios...

Muitos são expostos desde pequenos a segregações absurdas, seja em virtude de condição social, ditatorial, racial, religiosa, etc...

Se pensarmos somente nesse fato, eliminaríamos completamente a possibilidade de vivermos em uma população de pensamento homogêneo, o que diga-se de passagem, temos que agradecer muito não? imagine todo mundo pensando igual... "Deus" me livre.

A realidade individual é um dos fatores que faz com que ao longo do tempo, formemos nossas opiniões, opiniões essas transformadas em verdades concretas e inquestionáveis.

Particularmente, adoro pessoas de opinião forte, mas também me encanto com pessoas autenticas que tem a coragem de mudar de opinião, pra mim, nossa visão perante as situações deve flutuar de acordo com nossas experiências, ou seja, deve ser revista e atualizada diariamente, até porque mudar de opinião, não necessariamente pede mudança de princípios, esse sim sempre deve ser preservado.

Se subtraíssemos o ego impetrado em nossa verdade tão absoluta e inabalável, acho que chegaríamos a conclusão que nada mais é do que o fruto de nossas experiências e aprendizados e que pode ser rabiscada sempre que julgamos necessário, o que é muito bom... nossa verdade é só nossa, a verdade do amigo, do pai, da mãe e até mesmo do inimigo são também verdades e são tão inquestionáveis como as nossas, ou não? Pare e pense.

Quando questionamos a verdade de alguém, na maioria das vezes fazemos isso naturalmente por acreditar que nosso ponto de vista obviamente é a melhor forma de enxergar, a mais correta e sempre será assim, até que a vida nos ensine que as vezes não é... acredite.

Aceitar a diversidade de pensamentos é celebrar a riqueza das diferenças, é colher o resultado do sistema responsável pelo desenvolvimento humano... aceite, com certeza o maior beneficiado será você!