SANTA DOMINGAS MAZARELLO... 18h13min.

Sempre que temos oportunidade sintonizamos a Rede Vida, aos domingos a uma da tarde, para assistir o Cine Luz, quase sempre os filmes são sobre a vida dos chamados santos e segundo afirmações reconhecidos pela Igreja Católica são mais de trinta mil...

No nosso singelo entendimento, na realidade estas personagens, da nossa história, colocaram em suas vidas os interesses espirituais acima dos “materiais”...

Esta viveu tão somente 44 anos. Os pais desta personagem, “tiveram 7 filhos, dos quais a primeira era menina que eles chamavam de Maria Dominga. (Maria Dominica em italiano.)”*

Trazia dentro de si uma tendência nata aos Ideais da Espiritualidade, tanto é que “aos dezesseis anos ingressou na União da Piedade das Filhas da Imaculada Conceição”... Lá esteve por dezesseis anos, que deixaram sua marca na jovem Maria”.*

Junto com uma fiel amiga, teve a idéia, de criar uma modesta instituição, Comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora, ou Saliciana, isto no dia 05 do mês de agosto de 1857; porém, isto se deu graças ao incentivo do grande Educador Dom Bosco, figura de destaque na época, que dava abrigo e atendia os meninos carentes de ajuda. Foi quando surgiu a idéia, de estender também as meninas este trabalho...

Isto se deu principalmente após a histórica visita de Dom Bosco a sua cidade, ele montado num cavalo branco adentrou (07 de outubro de 1864) e foi muito ovacionado pela população, a noite fez uma memorável pregação na Igreja local que deixou todos extasiados, inclusive Maria...

Finalmente num modesto espaço, ela foi efetivamente começando sua modesta obra, que mais tarde alcançaria dimensões jamais imaginadas; 16 mil participantes em 75 países, o que não deixa de ser algo fora do comum...

Sempre teve uma saúde frágil, mas apesar disto ia cumprindo sua missão aqui na terra; as meninas entravam na sua instituição, a grande maioria carente de ajuda, pois isto é inerente a um Mundo de Provas e Expiações; ali tinham aulas, cultivavam hortas, e também aprendia a bordar; algumas peças eram vendidas para ajudar a instituição, pois todas recebiam as refeições, e algumas até lá pernoitavam; nem todas seguiam a carreira religiosa, e crescendo iam cuidar de suas próprias vidas... 18h59min.

Santa Domingas, nasceu em Mornase, Reino da Sardenha, em 08 de maio de 1837, faleceu em 20 de maio de 1881 em Nizza Monferrato Itália.

Canonização: 24 de junho de 1951

Ordem: Salesianos

*Alguns nomes e data datas compilados da Wikipédia.

Curitiba, 29 de julho de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespriitas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/07/2018
Código do texto: T6403966
Classificação de conteúdo: seguro