Estórias do tempo do carro de boi.

A estrada era de terra,ficava a uns 20 quilômetros de Carangola,distância que parecia ser maior quando chovia, devido a dificuldade de ultrapassar a serra chamada Papagaio.
Lembro que cada viagem consistia em uma aventura pois dependia da habilidade do motorista que entre uma e outra deslisada, seguia em frente, nunca sem passar por contratempos,tal como descermos por algum desfiladeiro. Era comum necessitar ser  puxado por um carro de boi que passasse pelo local, sendo assim muitas vezes , a única maneira encontrada de seguir viagem.
Tínhamos um comércio de referencia na região, meu pai era um empreendedor à frente daquele tempo,pois mesmo sem estudar possuía uma facilidade de negociar de causar inveja até mesmo um "letrado", como se dizia sobre alguém que conseguia concluir os estudos.
Trazia até mesmo do Rio de Janeiro algumas  mercadorias, tendo um movimento enorme, principalmente nos finais de semana, quando era folga dos que lidavam na roça.
Lembro bem das inúmeras vezes que meu pai passava seus conselhos, da importância de estudar, para a vida das pessoas, mesmo sabendo naquela época das dificuldades , principalmente para se deslocarem por aquelas vias tão difíceis para trafegar.
Era sempre incisivo em suas palavras por mais simples que fossem as pessoas, pois acreditava que as dificuldades acabavam por fazer que se valorizasse mais ainda cada passo dado adiante, cada vitória conseguida, e degrau alcançado.
Até hoje, recordo, com estranheza que me causou, quando um certo dia meu pai surpreendentemente, foi citando nomes de pessoas que ao incentivar seguir os estudos, saíram da vida dura do trabalho no campo, para buscar conhecimento, seguindo adiante conseguindo suas realizações.
Achei sim estranho, que mesmo tendo um comércio, antes de me falar de lucros financeiros, meu pai contava sua "riqueza" de outra forma, tal como havia sido importante fazendo a diferença na vida das pessoas.
Hoje até consigo entender que, mesmo sendo importante adquirir bens, para ter estabilidade e uma garantia para o futuro, a vida precisa ter um propósito, e só se justifica quando através de nossos atos e palavras conseguimos mudar para melhor a vida de alguém.
Ainda me lembro um certo dia, meu pai dizer o número 17, se referindo àqueles que conseguiram seus diplomas, progredindo na vida através de seu incentivo.
Aquele momento ficou marcado em minha memória.
Acredito que depois daquele dia, este número aumentou ainda muito.
Foi esta a maior de todas as heranças que meu pai deixou...