E pra onde "diabos" esse ônibus vai mesmo?
Quando estou no meio de muitas pessoas e estou no aguardo de algo, gosto de, como num experimento antropológico, observar e ouvir as pessoas que me rodeiam e tentar perceber a simplicidade dos atos delas. Esse exercício é interessante, pois consigo encontrar os resquícios de nossa cultura presentes em nosso comportamento e que, logo de cara, não consigo perceber por estar inserido dentro dela. E assim foi mais um dia curioso…
De manhã, pegando um ônibus para ir para casa percebo que duas senhoras, vindo do centro de Teresina e indo para outro destino embarcam em uma linha de ônibus. Ainda sem compreender a trajetória daquele itinerário, o cobrador garantiu a elas que chegariam sim à Assembleia Legislativa do Piauí, ou pelo menos bem perto.
Em seguida, após discutirem o calor da cidade e uma delas decidir que não comeria pipoca, pois estava com sede, chegaram a conclusão que aquele ônibus poderia não chegar até onde elas gostariam. Depois do veículo seguir por um caminho que não era de conhecimento delas, a segunda senhora saltou de sua cadeira e exclamou dizendo que iria descer ali. A primeira senhora, já mais equilibrada, disse que era pra confiar no cobrador.
Após acalmar o ânimo, a segunda mulher voltou a se sentar e ofendeu o cobrador com uma palavra pejorativa referente ao orgão reprodutor feminino. A amiga logo lhe pedirá paciência. E para situação ficar ainda mais exaltada, o ônibus seguia fazendo curvas loucamente em uma velocidade que, aos passageiros em pé, perdia-se o equilíbrio de forma fácil.
Vendo aquela situação, uma outra senhora disse que o ônibus não passaria em frente a Assembleia Legislativa do Piauí, mas que estaria na proximidade. Ela também lhe instruiu em que parada descer. E, ao concluir sua explicação, disse ironicamente que os ônibus mudam sua rota todo dia. E, antes de descer as senhoras ficaram pensativas, até que a primeira mulher soltou a pérola: “depois vamos perguntar ao motorista que rota ele vai seguir hoje”. Ou seja, quer andar de ônibus em Teresina, sempre pergunte ao condutor se ônibus pelo menos passará perto aonde você vai.