Beleza interior



 
“O que importa é ser bonita por dentro”. De tanto ouvir essa frase estou começando a acreditar. Como palavras de efeito até que servem. Contudo, pouco ajudam num mundo tão dominado pelo ideal da mulher  bonita com corpo sarado.  

Vivemos a “ditadura” dos corpos magros e malhados. Certa poetisa, disse recentemente em um de seus textos, que somos todos poesias esperando que alguém nos leia com a alma. Concordo, e diria que somos todos bonitos por dentro, esperando que alguém nos ame para nos ver com os olhos do amor. Como diz o adágio: "Quem ama o feio bonito lhe parece"


O padrão tido como "belo" hoje, pode não ser o do amanhã. A beleza muda a depender do lugar e da época. Esse modelo atual - que para ser bonita tem que ser magra, alta, corpo sarado e  no mínimo, ter um rosto que lembre um  templo! (templo é exagero do Vinícius, que lembre uma capela já tá de bom tamanho!) é o padrão dessa época.

Mas, tendo como parâmetro o padrão de beleza atual, quando  a natureza tem um débito de beleza  para com uma mulher, é bom  ela ir logo se acostumando com a frase: como ela é simpática! Esse é o termo usado para  dizer que ela não é feia, pois  é linda por dentro.


Por outro lado, a mulher que se casa com homem bonito  passa a viver um verdadeiro suplício. Por mais bonita que seja, acaba ficando mais “feinha”, ofuscada pelo marido. Mas,  quando o homem  é feio, ela fica mais bonita. Ouve constantemente: “Como ela é bonita pra ele”.

Dizem que  Deus fez a mulher linda por dentro, mas o capeta fez os homens enxergarem só o exterior. Em compensação, ele deve ter feito as mulheres ficarem cegas ou enxergarem só o interior do homen - nem que seja o do bolso da calça, pois o que tem de homem feio com mulher bonita!


Minha avó, Natália Lustosa, ainda é do tempo  que mulher bonita era aquela que tinha curvas e gordura. Mulher magra era considerada "raquítica" e sem "sustância". Sempre que digo  a ela que estou gorda, ela diz  que não, que preciso  comer mais para ficar "formosa".

Aliás, o comportamento dela é condizente com o dos demais. Quase ninguém ousa dizer abertamente que uma mulher está gorda. Maridos, namorados ou pretendentes - se quiserem continuar vivos -, não podem dizer que a mulher está gorda .  As amigas, essas coitadas! Só falam pelas costas, jamais na frente!
 
Assim... só resta o espelho - tem uns que deixam a pessoa gorda. Melhor ficar longe deles! Mas, descobri o teste infalível para saber se a pessoa está ou não gorda. Basta ir à casa da avó. Se ela não tentar te "entupir" de comida é porque você está gorda. Avós adoram dar comida aos netos. Até parece que todos passam fome na casa dos pais.

Com minha avó não é diferente. Outro dia fui visitá-la. Cheguei a sua casa e ela logo me ofereceu uns bolos fritos com café.  São muito gostosos, mas engordam só de olhar! Eu, gentilmente disse que estava gorda e não iria querer (Claro que eu esperava ouvir: coma, você não está gorda!).

Porém, ela com sua sabedoria de 90 anos de idade, virou-se e disse: Leninha, minha neta, você tá linda! Tão frondoza assim rechonchuda, rsrs. Bem...  ela não estragou meu dia porque as avós têm um jeito muito especial de nos chamar de gordas e os bolinhos estavam uma delícia!






* Amandaa Gomes disse que todos somos poesia esperando que alguém nos leia com alma.