EXPLICAR O INEXPLICÁVEL (BVIW)

Levei alguns alimentos para doação numa Associação Beneficente. O recepcionista perguntou o que eu tinha levado. Respondi: mantimentos. O olhar vago do rapaz mostrou que ele não sabia do que se tratava. QUASE dei uma aula, mas vi que não era hora. Sei que nessa FASE de gente jovem nem estão interessados em explicações e, afinal, sabem muito mais de informática do que eu, então TROCO o primeiro pensamento por PACIÊNCIA . (Conselho de minha FILHA, pois qualquer dia eu “entro pelos CANOS”.) Costumo dar roupas no inverno aos necessitados, mas dias atrás derrubei uma panela no chão e enquanto limpava com um PANO o feijão ENTORNADO pensei na falta que faz não ter o que almoçar. Imediatamente me veio a ideia de comida, pois muitos estão sem comer e essa ABSTINÊNCIA não ajuda nada para melhorar o moral de cada um.

Voltemos à PALAVRA PRINCIPAL. Mantimento é um exemplo do quanto é complicada nossa amada Língua Portuguesa! Vem do verbo manter, porque sem ele não sobrevivemos, porém é um substantivo. Difícil explicar isso para um estrangeiro, tal como explicar que “está chovendo pra chuchu”. Um norte-americano uma vez me perguntou baixinho: Chuchu não é de comer? Vai explicar....!

Tema: Introduzir onze palavras

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 25/07/2018
Reeditado em 15/08/2018
Código do texto: T6399875
Classificação de conteúdo: seguro