NA POEIRA DO TEMPO

(Anésio Silva ) 12/01/2018

Pelas estradas esburacadas e as vezes lamacentas quando chovia, percorria eu junto com meus amigos , uma longa estrada repleta de aventuras :

TOTONHO

-Onde nois dança, perguntava ele chegando e se juntando a turma reunida la no bar do Pedrinho, que ficava em frente a praça Cafezal no bairro do Retiro ond moro ate hoje.

Totonho era um mulato forte que gostava muito de um baile e cuidar dos seus passarinhos.

Ele já sabia onde seria o tal baile,pois este era o seu maior prazer e como ele aprontava confusao e claro que náo estava sozinho .

Teve uma vez que estávamos em um casamento em Barra do Pirai que eu nem sei se ele tinha realmente sido convidado , já que ele era mestre em agir como penetra nas festas e nos o acompanhavamos sabendo de ante mao que poderíamos entrar em uma fria .

Náo e que naquela noite , o maluco cismou de conquistar umá garota no baile e ela era justamente a noiva ?

Ah meu amigo, o bode que deu vou te contar...

Como era de se esperar, o pau quebrou. Totonho usava na ocasião, uma camisa que tinha uma franja nas costas como na época dos cow bois e tirando a camisa no meio da sala ,gritava: _Nao entra não, que eu mato um e ninguém segurava o cara, ele era muito forte mesmo e parecia estar possesso ou drogado, ainda mais com aqueles olhos arregalados e vermelhos,so que ele nunca usou droga, como nenhum de nos que nunca passamos da Cuba libre.

Com muito custo conseguimos leva lo para fora e La fomos nos enquanto o Totonho caia na gargalhada. Certa vez, Totonho fez um passeio à cidade de Lima Duarte e, quando voltou, trouxe consigo o retrato da sua última conquista. A foto mostrava uma moça muito bonita e bem vestida que, segundo nosso amigo, chamava-se Elza e era filha de fazendeiro. Ela era também a professora do pequeno lugarejo chamado Arraial dos Lopes.Aquela foto foi passada de mão em mão como um troféu pelo nosso amigo, todo orgulhoso. Antonio e Roberto, que viajaram com ele e eram antigos moradores do lugar, confirmavam tudo o que Totonho dizia.Mas a mentira sempre teve pernas curtas e foi assim que, numa manhã de domingo, quando todos nós estávamos ouvindo musica e conversando em frente ao caminho que levava à casa do Totonho, uma jovem se aproximou e perguntou se conhecíamos Antonio José Gonçalves (que para todos nós não era outro senão nosso amigo Totonho).Quando a jovem nos informou ser lá de Lima Duarte, entendemos tudo: A única verdade era que realmente seu nome era Elza, mas seu rosto e seu aspecto nada tinha a ver com aquela moça do retrato que até hoje não sabemos de onde Totonho tirou. Edson conduziu a jovem até a casa de nosso amigo, deixando nos ali com aquela decepção. Totonho ia ver só!...

Passaram se mais ou menos uma hora quando os três retornaram e o nosso amigo apresentou sua namorada, agora em carne e osso.Bonitinho, que estava conosco e que perdia um amigo mas não perdia a piada, lançou essa:“Totonho, sua namorada não é aquela do retrato, não?”“Claro que é. Por quê?”“Não, não. Você está enganado! Ela não tem nada a ver com aquela fotografia.”Todos caíram na gargalhada enquanto Totonho soltava chispas de fogo pelos olhos. Não que abusássemos daquela jovem que nada estava entendendo, mas sim de nosso amigo pra deixar de ser cascateiro e mentiroso.O namoro dos dois continuou firme por muito tempo ate que Edson resolveu aprontar:Totonho não era nenhum analfabeto, mas achava que Edson poderia escrever palavras mais bonitas, já que ele era um grande galanteador e também muito conquistador. Durante um bom tempo ele escreveu cartas em nome de Totonho, até que um dia aconteceu o seguinte:Eu estava assentado no banco da praça, ao lado do ponto do ônibus, quando Totonho desembarcou e veio furioso ao meu encontro: “Cadê aquele safado do Edson?? Vou arrebentar a cara dele!”Foi então que fiquei sabendo: Na ultima carta, Edson inventou que Totonho era mau elemento, não gostava de trabalhar e, além disso, namorava com uma menina da nossa cidade. Como se não bastasse, Edson se declarou apaixonado pela garota, dizendo que, em breve, iria visita-lá, pois era ele quem escrevia aquelas cartas que ela tanto gostava. Era um verdadeiro canalha nosso amigo Edson. Totonho viveu uma terrível situação junto à família da moça,pois o pai e os irmãos dela por pouco não lhe deram uma boa surra em suaultima viagem àquela cidade. E foi assim que terminou o romance de Totonho e Elza.

E vamos ao encontro dos dois amigos, agora, desafetos:

Edson possuía muita lábia e, aos poucos, foi domando a fera: “Sabe Totonho, tudo foi apenas uma brincadeira. Eu não esperava que isso acontecesse. Além do mais, eu não poderia saber que você iria lá por estes dias. Não deu tempo de desfazer a brincadeira, pois você chegou bem antes.”

Aos poucosTotonho foi se acalmando e, logo depois, os dois já planejavam aprontar uma para o Bonitinho. Ele teria que pagar aquela do retrato!

Aquela dupla era, de fato, única. E nunca houve outra igual naquela turma.

LILI

Chamava se Ademir Coutinho e era como um irmão para mim. Eu ia sempre na sua casa e era considerado como parte da familhia do meu amigo. Grande companheiro de traquinagens e ai de quem se metesse ente nos em alguma confusão.

discutiu com um, o outro ia a favor.Namorávamos na época,duas irmãs, eu namorava a Fatima e o meu amigo a Celeste.Meu namoro com a Fatima não deu em nada ,mas o dele com a Celeste, deu problema, ele fugiu com ela para o Rio, onde morava uma de suas irmãs.

A D Jovita , mãe da menina,achava que eu tinha que saber para onde tinham ido os dois pombinhos, mas na verdade eu não sabia.

Mas o romance dos dois não foi a frente e logo cada um voltou pra sua casa.

Sempre que ele arrumava uma nova namorada, eu ficava com a outra e foin assim que conhecemos a Catarina e a Vera, Ele namorou a Catarina que era uma morena muito linda e eu com a Vera que era uma loura também muito bonita . Isso foi em uma época em que freqüentávamos uma picina publica que havia no bairro.

Mais tarde ele se casou e cada um foi pro seu canto.

ELI SUGISMUNDO

Ah aquelas pantalonas…

Eli Sugismundo se voce pensou que a origem deste apelido era a sua aversão ao banho, você acertou.

Mas o que chamava a atenção nele também eram as enormes calças pantalonas que ele usava na época .

E a disputa com as do Totonho que também era chegado numa pantalona, era tambem o motivo de muitas gargalhadas, como no dia que o Caramba disse que a pantalona do Eli parecia uma calça de palhaço.

Sugismundo era carioca mas muita gente o chamava de Baiano,dado o seu sotaque e os seus modos.

Ele contava um caso que durante uma abordagem policial, ele respondeu com o seu sotaque:

-Oh chefe, eu num tenho nada com o peixe não, o que lhe valeu um pescossao dado pelo policial, que so não o levou preso porque de fato ficou comprovado que ele não sabia de nada. Certamente a abordagem fora por causa das suas roupas espalhafatosas.

Sugismundo casou e se mudou mais tarde para a cidade de Carranca em Minas Gerais e La vivia as voltas com equipes de som e organização de bailes nos clubes locais.

Conheçam agora, o Caramba. Pra inicio de conversa, teve um dia que ele em uma excurçao organizada pelo Ze Mineiro, ele desapareceu na praia e foi dado como morto, reaparecendo depois de três dias.

Chamava se Ricardo Ferreira antes de eu o batizar com o apelido de Caranba, devido ao fato de que eu um dia jogando pião na pracinha do bairro, o mesmo foi cair sobre a sua cabeça naquele dia:

E detalhe, rodando e zunindo, motivo pelo qual eu o batizei pela frase que ele pronunciou :

-CARAMBA, QUE ZUNIDA...

Esta historia do Caranba sumir na praia, foi contada por mim no livro de minha autoria, MORREU ALGUEM AI ?

Atualmente, ele mora emum bairro proximo mas de vez em quando nos esbarramos por ai. JORGE PERERECA

O apelido não foi de minha autoria, mas o motivo passo a contar agora:

O Sr Virgilho tinha em sua casa uma picina onde nos frequentavamos e todos nos ali nos exibiamos dando saltos acrobaticos pra chamar a atençao das meninas.

Entre nos havia grandes saltadores, mas nao o Perereca,ele saltava como uma perereca, o que lhe valeu o apelido que lhe foi dado por uma das meninas quando disse:

_Caramba , Jorge, voce salta como uma perereca...

E, mas o maluco se achava e pensava estar abafando, como se dizia na epoca.

Quando ele saltava, de fato chamava a atençao e ele aida gritava avisando que ia saltar...

Jorge perereca foi outro que mudou de bairro, mas de vez em quando aparece...

CARLIN FUMO

Este nao podia ser deixado de lado. Ele e ainda hoje o mais proximo a mim, des daquela epoca. Mas o que dizer seste meu amigo ?

Vou citar aqui algumas das suas :

Um dia la na Cicuta , um antigo balneario que frequentavamos, ele apos um mergulho,emergiu branco como cera:

_ O que foi Carlinhos, perguntei:

Sem fala e apontando para a agua , com os olhos muito arregalados, depois de algum tempo ele falou:

_Tem um corpo la em baixo, e eu toquei nele...

Era verdade, um garoto havia se afogado ali e fora descoberto pelo meu amigo.

Os bombeiros recolheram o corpo e mais tarde, la no bar do Pedrinho, eu falei pro Carlinhos brincando:

_Fala verdade negao,foi voce que matou o menino...

_Nao brinca com isso ,voce pode complicar a minha vida...

Medroso igual ele nao havia:

Outro dia iamos a um baile la no Açude e resolvemos cruzar um morro que existe em frente a minha casa . A casa onde acontecia o tal baile, ficava do outro lado do morro e naquela noite resolvemos ir por ali.

So que antes de chegarmos na tal casa,tinha mos que atravessar uma pontezinha de madeira e o medroso pra nao ser o ultimo da fila,tentou passar na frente do Joao Traira e esbarrando nele, cairam ambos dentro da valeta e se sujaram todos. O Baile acabou pra nos...

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 25/07/2018
Código do texto: T6399807
Classificação de conteúdo: seguro