Bonsai

Bonsai, japonês, significa "árvore envasada".

Uma novidade: vasos chineses e instrumentos de jardinagem. Para gastar o tempo com sua primeira poética noção agrária em quarenta anos. Francamente estava fora de questão recusar incentivo de ressurreição das internações. No quintal começou a discorrer sobre o tema. Começou pela restrição do crescimento das raízes no vaso utilizado, dizendo-lhe enfaticamente que tal método levava ao bonsai.

- Qualquer planta metida num vaso pequeno é bonsai?

Compreendia o quanto qualquer descuido bastaria para empurrar uma iniciativa louvável a zona fria da deserção. Para surpresa até os pássaros ouviram sua voz muda de meses.

- Está escrito “árvore envasada”! Árvore envasada!

Seria de bom tom explicar “nem toda árvore num vaso é um bonsai”, mas bonsai significa “árvore envasada”. Manteve a expressão firme de (Conde Sabugosa) presumido e continuou:

- A poda das raízes é de praxe.

Dependendo da idade e espécie da árvore, as raízes são podadas em geral na primavera, e é realizada a troca da terra, do substrato, porque senão o solo enfraquece.

O mutismo de dias e dias havia acabado.

- Também é preciso tomar cuidado com a utilização de nitrogênio na adubação...

O Conde SabeSabugosa sobre nitrogênio, não sabia nada, nada sabia. No entanto a memória era boa: o uso de adubos em menor quantidade de nitrogênio servia para. Hesitou, mas deduziu:

- Senão a árvore fica folhuda e tem que ter folhas pequenas.

Nunca havia praticado bonsai e aconselhava:

- A rigor, use a sensibilidade.

Ordenou com nariz empinado.

- Regue quando a terra estiver seca, não regue quando ela estiver ainda úmida.

Concedeu a si mesmo um tímido obrigado.

O Conde respondeu ao agradecimento das instruções somente anos mais tarde diante da magnífica miniatura de fícus.

Agora estava realmente ouvindo com rapidez e falando com vagar.