A escadaria da vida

A ESCADARIA DA VIDA

Comparo a vida a uma escadaria, da qual não avisto o final, não sei pra onde me leva, nem sei se estou no ritmo certo.

Ao longo dessa subida, percebo pessoas subindo apressadas, sem dar importância à vista que a altura onde estão propicia...

Percebo pessoas descendo e outras escorregando. Percebo algumas cansadas, desanimadas, desesperançosas...

Também sobem aquelas que, preocupadas demais consigo mesmas, não se importam em fazer descer algumas pessoas para que sua própria subida possa ter mais êxito. Outras, no entanto, oferecem as mãos em auxílio àquelas que estão desistindo.

Há um emaranhado de gente buscando esse alto. Se importando ou não, subindo ou galgando, sendo arrastadas ou arrastando pessoas e pesos...

Quem dera eu pudesse fazer com que percebessem que não importa quantos degraus subam, de nada adiantará se não aproveitarem o trajeto. De que adianta a beleza da vista se ninguém tem olhos para ela...

O cansaço é mais importante do que o aprendizado; a dor é mais forte do que a conquista; a beleza é ofuscada pela pressa de algo que não se conhece, nem se tem um mínimo de ideia do que realmente seja.

Onde se chega ao final da escadaria?

Onde, de fato, é esse final?

O que buscamos nessa subida? Ou descida...

Céu, inferno, Deus, perdão, misericórdia, paz, conhecimento, aprendizado... Sabedoria, talentos, ser? Ter...

Evoluir, involuir... Ser mais humano e menos gente?

De que adianta chegar aos 90 anos vazio de si ou cheio demais?

Ter saúde a essa altura pra desfrutar de mais alguns degraus onde nunca se apreciou nada?

Sou mais o privilégio de ter subido e apreciado cada momento, mesmo que seja breve, mas intenso!

Quero vislumbrar as nuvens e imaginar formas feito criança, esperando que se transformem em algo diferente, surpreendente! Assim como a vista dessa escadaria que me leva pra um misterioso percurso, quero parar em cada degrau, olhar em volta, apreciar a vista e as pessoas que também sobem ou descem, aprender com elas e depois seguir adiante! Dividir-se para multiplicar, de preferência só o bem!

Não importa chegar no final, pois chegamos no final de cada degrau cada vez que nos transformamos e transfiguramos o mundo em lugar melhor! Aproveite a vista da escadaria! Se não estiver tão bela, talvez seja o momento de olhar ao redor!