MEU BRASIL.

Se houver um povo que deva ser considerado especial na face da terra, esse povo é sem dúvidas o Brasileiro, eu sei que muitos tem uma opinião diferente, por considerarem nossa terra atrasada, e respeito isso. Há quem diga que lugar bom de viver é qualquer um que não seja aqui no Brasil. Não sou ignorante ao ponto de não perceber as atrocidades e mazelas tão recorrentes todos os dias nesse país, principalmente, na esfera política, nela, como também em todas as camadas da sociedade.

Talvez você esteja confuso, se temos tantos problemas, e em todas as camadas, como seria possível enxergar algo de especial nessa terra de gigantes? Nossa carga tributária por exemplo; é umas das maiores, se não a maior do mundo. Há violência em diversas capitais Brasileiras, e em inúmeras de nossas cidades, ao ponto de muitos traficantes mandarem fechar as escolas e comércios a seu bel prazer. Outro ponto é o da saúde, se analisarmos o atendimento médico em hospitais públicos, certamente que ficamos horrorizados. Esses problemas todos é apenas a ponta do Iceberg.

O que eu quero realmente ressaltar nesta minha crônica - e que fique bem claro isso - é a capacidade deste povo em driblar essas diversas situações que todos os dias os afligem. Pagamos altos impostos sem nenhum retorno, tudo bem que de vez enquanto vemos protestos na rua, protestos que não levam nada à lugar nenhum, e acaba caindo no esquecimento. E o povo Brasileiro, guerreiro como sempre, consegue mesmo com baixos salários, pagar honestamente as suas contas e construir seus sonhos.

Nas áreas denominadas violentas - as favelas sempre são o principal exemplo - Vale dizer, que, nos morros do rio de janeiro, os moradores têm uma vida do nosso ponto de vista quase inconcebível, porém, basta você conversar com alguém que mora em uma favela para ver que as suas vidas e o cotidiano é normal para eles. Mas daí vem o questionamento, por ver casas amontoadas e sem reboco ou acabamento, esgotos a céu aberto e tantas outras coisas, os teus olhos fazem um pré-julgamento. É aí que você se engana meu amigo. Na favela tem muitas pessoas honestas e diretas, pessoas que têm os seus sonhos e objetivos, e, lutam por eles, muitos jovens estão diplomados, hoje são advogados, professores, enfermeiros, engenheiros, enfim, lutaram e venceram, não se deixe enganar pelo que os teus olhos vêem ou o que a mídia te vende, quando digo isso não me refiro só às favelas. Por esse motivo admiro tanto esses gigantes do dia a dia, esses inúmeros heróis anônimos que estão por toda a parte, que transformam suas vidas a partir do nada, de pouquíssimas coisas, sem dizer do sorriso no rosto, não há sorriso mais belo do que o sorriso do brasileiro.

Nossa terra é abençoada, por ter pessoas que realmente honram o hino de sua bandeira, somos filhos de gigantes, não desistimos nunca. Sei que parece impossível mudar o quadro atual, mas nunca subestime a capacidade deste povo. O Brasil é o melhor lugar do mundo, a quem discorde e diga que outros países sejam melhores que o nosso, Será que é mesmo? Eu tenho lá minhas dúvidas, pode até ser vantajoso em alguns aspectos socioeconômicos, mas a alegria de viver e a vontade de superação está arraigada na alma deste povo que tanto amo.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 22/07/2018
Código do texto: T6396757
Classificação de conteúdo: seguro