O SUCESSO...

               A princípio é uma meta. Todos querem atingi-la, no entanto, a grande maioria das pessoas ignoram suas diferentes definições, conceitos e interpretações. Como é intimamente ligado as realizações e a vaidade, é natural que não seja único. Cada um tem o seu projeto de sucesso. Um grande desafio é reconhecer a sua chegada, e que a busca terminou. Tem pessoas que têm como seu objetivo de sucesso ter uma saúde plena e uma aparência irretocável. Provavelmente passarão a vida toda tentando atingi-lo de forma plena, pois sempre terá reclamações e reparos a fazer. Melhor para esses que que estabeleçam metas fracionadas a atingir, variando com sua faixa etária, e aproveitem suas conquistas de forma descompromissada curtindo cada fase pensando: “Cheguei até aqui em boa forma e com boa disposição”, sem se preocupar se poderia ter sido melhor ou não. Estabeleça marcos de chegada para cada fase. Assim você poderá comemorar muitas vezes durante a sua caminhada.

                 Outras pessoas relacionam o sucesso a dinheiro, posses, fortuna. Esses nunca estarão intimamente satisfeitos, pois por mais dinheiro e bens que acumulem, sempre haverá alguém num patamar superior ao seu. A busca do sucesso por esse prisma é interminável. Estes também devem colocar marcos pelo caminho. Podem ser relacionados com a idade Até os trinta anos minha meta é “X”, até os quarenta “Y”, até os sessenta “Z”, e assim por diante. E comemorem suas vitórias por etapas, pois como é um método comparativo, se deixarem para comemorar somente no final poderão frustrar-se pois sempre haverá alguém milhas a frente.

                 O sucesso profissional é o mais fragmentado as pessoas entendem que ser um médico de sucesso é muito diferente que ser um cantor de sucesso, ou um corretor de sucesso, um vendedor de sucesso. Nesse caso para se sobressair e ter sucesso, cada um paga um preço diferente, relativo ao grau de instrução exigido e ao nível de competição que enfrentam.  E assim poderíamos subdividir o sucesso em muitos segmentos. Sucesso social, esportivo, acadêmico etc.  No entanto, o mais difícil em todos eles, é o reconhecimento de sua chegada.  É o momento de nos desvincularmos da ambição, de querer sempre mais, de viver de forma comparativa. De nos contentarmos e agradecermos o que já temos. O reconhecimento e agradecimento do sucesso depende de cada um.  Claro que não precisamos parar de trabalhar, de lutar quando atingimos o sucesso. Mas daí em diante já não será mais necessária a crueza da busca. Já o teremos.

                 De suma importância também é a metabolização do sucesso. Temos que ter cuidado com o que o sucesso fará conosco. Devemos trabalhar sempre para que ele não turve a nossa alma e não prejudique nossa convivência com as outras pessoas.  Que não seja um fator de deslumbramento,  nos transformando  em seres  enobes e presunçosos. E que seja recebido com muita humildade. Aí sim, será pleno.
Al Primo
Enviado por Al Primo em 19/07/2018
Reeditado em 19/07/2018
Código do texto: T6394575
Classificação de conteúdo: seguro