Se Frida Kahlo tivesse vivido no presente momento, grande parte da sua dor poderia ter sido evitada pelo pré-natal adequado, as vacinas que estão disponíveis para prevenir a poliomielite,  e vários  recursos terapêuticos que talvez evitassem algumas das 32 cirurgias que foi submetida. No entanto, médicos especialistas sugerem que Frida também sofria de fibromialgia, vamos conhecer um pouquinho desta história.

Este mês comemoramos o 59º aniversário da morte de Frida Kahlo,  uma artista que tão bem soube retratar a dor. Graças às suas experiências com o sofrimento, Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón (1907 1954), capturou e mostrou ao mundo a dor  que abrigava em sua alma. Hoje pesquisas apontam a possibilidade de Frida ter sofrido de fibromialgia, uma doença que desafia a medicina  e causa  desconforto em milhares de pessoas.



Filhas do fotógrafo alemão Guilhermo Kahlo e da mexicana Matilde Calderón y Gonzalez, seu sofrimento começou no útero, com uma doença congênita conhecida como espinha bífida, causa das dores nas costas e nas pernas que  acompanham a pintora por toda a vida.
Durante sua infância, Frida Kahlo teve poliomielite, doença viral, grave e que pode causar paralisia e até a morte; ambas as situações eram comuns durante naquele tempo, a vacina contra a doença só foi desenvolvido anos mais tarde, em 1950.

Além da dor física e trauma emocional de ter pólio, aos 18 anos de idade, sofreu um acidente de carro que iria deixá-los com múltiplas fraturas na coluna vertebral, perna e pé direito. Uma haste de metal perfurou seu útero, que mais tarde, certamente, foi fator decisivo que a impediu  de ser mãe.
Este acidente fez com que ela permanecesse imóvel na cama por longos períodos, o que certamente alterou algumas das suas funções motoras e circulação sanguínea do membro afetado. Também foi obrigada a usar um colete de gesso e se mover em cadeira de rodas, fato que se estendeu  durante várias fases da sua vida. Mesmo assim encontrou motivação para buscar nas pinturas uma forma de minimizar o tédio e a solidão, queixas frequentes.


Através da arte, Frida canalizou sua emoções mais sombrias, podemos sentir a expressão da raiva, indignação, desesperança, medo e tantas mais que se abrigam na alma da artista, que sofria constantemente. De uma crueza impactante, não tinha o menor pudor em expor suas angústias e mágoas. A dor era compartilhada sem disfarces. 



Médicos especialistas em história de grandes personalidades, levantam a suspeita que Frida desenvolveu uma  síndrome frequente em sobreviventes da pós-poliomielite, que afeta principalmente as mulheres, e que se caracteriza por dor muscular, fadiga e sensação fraqueza progressiva nos membros e/ou músculos respiratórios (este sintoma também provoca ansiedade, insônia, depressão e déficit de memória).

Mas  alguns dos melhores especialistas,  depois de considerar o politraumatismo causado por acidente de veículos envolvendo Frida, apontam  para fibromialgia pós-traumático como causa provável da dor crônica, que inclui dor muscular difusa, fadiga e presença inexplicável de múltiplos pontos dolorosos.
Como resultado da espinha bífida, poliomielite, fraturas, inúmeras cirurgias e períodos de imobilidade que teve que passar, Frida apresentou problemas de circulação em sua perna direita, inflamação, infecção e ulceração da pele que terminou em gangrena e amputação de membro.
Também existe a  hipótese com referência ao excesso de pêlos (hirsutismo) da artista e os abortos que ela  tinha síndrome do ovário policístico e resistência à insulina.

A infidelidade de Diego Rivera, a frustração por não ser sido capaz de ser mãe estão retratadas na pintura:“Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade” afirmou Frida Kahlo.

A dor excruciante nunca foi uma desconhecida, muito menos o sofrimento que sempre a acompanhou, mesmo assim ela amou  a vida intensamente, criou, construiu e mostrou ao mundo o que sentia.
Frida é uma grande inspiração, uma mulher determinada que  nunca desistiu de viver, e viveu   cada dia como se fosse único.



Quando finalmente morreu em 13 de julho 1954 com
um diagnóstico de embolia pulmonar, dias antes escreveu em seu diário: "Eu espero que a saída seja alegre e espero nunca retornar

 Então, para aqueles que também precisam enfrentar a dor, a força de Frida Kahlo, uma  frase que ele escreveu depois de sofrer uma amputação: Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?
 
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 19/07/2018
Reeditado em 19/07/2018
Código do texto: T6394267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.