INTOLERÂNCIA NÃO, RESPEITO SIM.

Muitos tendem a se acharem melhores do que os outros, mas a verdade é que nós não somos melhores do que ninguém, não existe nada em nós que nos torne superiores aos outros, portanto, somos todos iguais. Não sei qual a sua opinião e nem mesmo sei se você opinou a respeito. Certo é, que neste pequeno planeta em que vivemos, nessa minúscula aldeia global, essa esfera azul suspensa no espaço, habita seres que acreditam piamente serem humanos superiores… Eu tenho as minhas dúvidas.

A verdade é que somos diferentes em tudo, não só na aparência física, quando digo isso não me refiro aos padrões de estética e beleza, mas, as características do caráter, essas sim nos diferenciam uns dos outros, características essas que, estão diretamente arraigadas na personalidade de cada um, independente de sua condição financeira, da cor da pele, do partido político, do time que torce, do partido político, ou até mesmo da religião que professa.

O que define a nossa personalidade é o conjunto de verdades em que acreditamos serem as certas, é o ideal de vida que defendemos, e, pelo qual lutamos no decurso da vida. Nossas escolhas em uma primeira análise, deriva da influência do meio onde crescemos e vivemos, contudo, as escolhas nem sempre permanecem as mesmas, temos a liberdade de mudá-la a qualquer momento, em nosso país somos livres para escolhermos o caminho que acharmos melhor para as nossas vidas, sejam eles de certa forma tradicionais, ou não tradicionais.

Em muitos países também é assim, as pessoas gozam da liberdade de escolha. O caráter das pessoas é formado a partir das escolhas que fazem, cada um tem o direito de, opinar com respeito e educação, sobre a vida do outro, desde que não ultrapasse os limites da outra pessoa, talvez nossas opiniões sejam muito diferentes das demais pessoas, e podemos até discordarmos com o tipo de vida de nosso semelhante, porém, isso não nos dá o direito de interferir ou agredir essas pessoas só por serem diferentes e terem opiniões diferentes das nossas.

Nós que nos denominamos seres humanos, temos que ser essencialmente mais humanos, temos que amar mais e odiar menos, temos que dar mais respeito do que a intolerância. Pense bem… Tenho plena certeza que ninguém gostaria de ser agredido só por não compartilhar das mesmas opiniões do seu próximo, talvez a roupa que você use seja diferente das demais, ou, a religião que você professe seja de outra cultura. Isso não torna você menos ou mais humano que os demais. Então, eu me questiono, e às vezes fico confuso sem entender nada, afinal que mundo irracional é esse em que vivemos, onde está o respeito?

Outro dia andando pelas ruas do meu bairro, presenciei uma cena inusitada e incomum, eu avistei na porta da casa de um senhor já bem idoso, um gato que dormia por cima de um cachorro, os dois estavam tão tranquilos que nem perceberam minha presença, fiquei ali parado por alguns instantes, admirando a cena. Pena que eu não estava com meu celular para tirar uma foto, serviria perfeitamente como ilustração nessa crônica.

Este mundo é mesmo esquisito, aquilo que eu procuro nos seres humanos, naquelas pessoas que se dizem racionais e intelectuais, acabo por ver nos animais, que são considerados uma raça irracional é inferior, existe entre muitos desses animais uma tolerância e um respeito de dar inveja a qualquer um de nós, pessoas racionais.

O que nos falta na verdade, é ser melhor observador, porque até os animais estão nos dando exemplos de civilidade e respeito. Queremos um mundo melhor com pessoas melhores, que se respeitem, que se amem de verdade, independente de como ela seja, ou, de onde ele seja, ou como o outro esteja. Existe apenas uma verdade absoluta em todos os lugares do mundo, a de amar ao seu próximo com a si mesmo, essa é a grande verdade que a humanidade deixou para trás.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 18/07/2018
Código do texto: T6393928
Classificação de conteúdo: seguro