Impossível Não Admirar

 
Esmagadora maioria dos habitantes desse planeta, e possivelmente de outros, plantaria árvores em seu quintal se tivesse amplo quintal em sua casa. Quem não vir beleza em frondosa árvore tem algum problema, talvez cataratas. Quando assentadas em local apropriado só nos trazem benefícios, mas quando não, geram problemas, grandes problemas.

Na cidade em que moro existem exemplos maravilhosos de onde não plantar árvores. Árvores derrubando muros, tombando sobre prédios, destruindo calçadas e o que há sob elas, obstruindo iluminação pública, causando apagões de energia elétrica embaraçadas nos cabos energizados, impedindo iluminação solar em uma infinidade de apartamentos, impedindo passagem de pedestres.

Mais de 90% das árvores na zona sul da cidade estão no lugar errado, são árvores erradas no lugar errado. Conseguir autorização, e remoção de uma árvore, é quase tão difícil quanto marcar consulta no Sistema Único de Saúde.

Galhada da árvore plantada pelo público na calçada entra por sua janela, estaciona em frente a tela da sua TV, impedindo que você veja o Domingão do Faustão (bem feito). Não se atreva a cortar a galhada, você será multado e até poderá ser preso.

Eu sei que existe uma cidade Suíça em que as árvores urbanas são monitoradas toda semana. Funcionários com tablets nas mãos fotografam a árvore e sua placa de identificação. O monitoramento constante determina ações necessárias na manutenção ou remoção da árvore.

Hoje deu-se o caso da necessidade de remoção. As fotos foram enviadas para a mãe da nossa amada filha, minha ex-companheira e sempre amiga, por sua prima que reside naquelas bandas frias há mais de 30 anos.

É lamentável que a morte da magnífica árvore tenha sido decretada, mas naquelas paragens Suíças o Estado acredita que gente humana merece viver sob a sombra das árvores, e não morrer sob elas.

 

18/07/2018


Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 18/07/2018
Código do texto: T6393788
Classificação de conteúdo: seguro