Organizando gavetas

Como estou de férias , resolvi organizar os guarda_roupas em casa , desse trabalho consegui extrair inúmeras lições para a vida diária.

Primeira lição que aprendi ao organizar o guarda _roupa de minha filhinha , que está em fase de crescimento é que algumas peças precisam ser descartadas ,pois não lhe serve mais, então não justifica a permanência delas ali,apenas ocupará lugar inutilmente. Entendi que muitas vezes precisamos descartar alguns sentimentos que não mais condizem com a nossa fase de vida.Eles são próprios de crianças ,de quem não adquiriu maturidade.A inveja ,por exemplo , é um deles.

Sempre observo minha filhinha e minha sobrinha se relacionarem.Elas se amam ,mas sempre estão em conflito por algum motivo. Às vezes um brinquedo está a um canto e nenhuma delas se interessa por ele ,mas se uma resolver usá_lo, imediatamente a outra o quer também e começa a desavença e a disputa para apossar dele naquele momento.Às vezes agimos assim , desejando o que é do outro e até nos lançamos a meios fraudulentos de sabotagem, calúnia , desvalorização à pessoa que detém o objeto da nossa insana inveja.Essa é uma roupa que deve ser descartada imediatamente da nossa vida, não nos serve mais.Podemos até admirar as conquistas,os méritos de alguém,e o termos como referencial ,mas sempre lutando com meios dignos ,nunca atropelando, usando o outro de escada ou puxando tapete.Quando puxamos o tapete do outro corremos um sério risco de sermos impulsionados para trás e termos uma enorme queda e o tapete continuar firme, sendo o suporte do outro.

Outra roupa que precisa ser tirada do nosso guarda-roupa interior é necessidade de afirmação ,aceitação de nossas atitudes por outras pessoas , estamos sempre preocupados de como estamos sendo vistos,se estamos agradando a A ou B, preocupados com o que dizem a nosso respeito.Isso é outra característica de criança ,elas sempre estão querendo afirmação e aceitação.Leciono para crianças e a todo momento elas estão me perguntando :”__ Tia,a minha letra está bonita?” Ou “ __Eu estou comportando bem?”Quem se conhece é seguro de si e a opinião de outros a seu respeito não o afeta em nada ,ela sabe quem é ,e isso é o que importa.

Fico observando o comportamento de muitas pessoas ,que de vez em quando anunciam que precisam fazer uma faxina em sua rede social,excluir, bloquear algumas pessoas , como se o problema de seus relacionamentos fosse sempre o comportamento do outro e nunca o seu.Tem pessoas que possuem um interior tão imperfeito, tão deformado, que não tem coragem de enfrentar o espelho da alma e se visualizarem, elas sempre focam a sua visão no outro , consegue ver uma formiga no outro e não vê um elefante diante do próprio nariz.Essas pessoas estão sempre excluindo, descartando o outro do caminho,se tem problema com o cônjuge,divorcia e procura outro,se desentender com o amigo rompe a relação de amizade..Um dia essas pessoas se veem sozinhas , tristes e descobrem que o precisaria ser eliminado era a intolerância,a incompreensão,o orgulho e não as pessoas.

Há algumas coisas que ao invés de descartar , temos apenas que colocá_las no devido lugar ,talvez esteja fora de ordem, como por exemplo a confiança, temos que tê_la na medida certa e em pessoas certas..A amizade é outra roupa que temos que preservar em nosso guarda-roupa interno,mas sempre atentando para a distância necessária ,o espaço suficiente,a dosagem correta. As pessoas mais idosas__ quando veem uma relação de amizade intensa,”carne e unha”como se dizem,sempre na casa um do outro __sempre dizem “essa amizade não terminará bem “ na maioria das vezes é o que realmente acontece .Tudo demais estraga.

Alguns sentimentos devem ser detectados e banidos com urgência ,pois são tóxicos e às vezes estão tão bem escondidos e guardados que nem mesmo os detentores deles os consegue enxergar .O ódio,o rancor,o desejo de vingança são alguns deles.Se persistimos em mantê_los podemos nos envenenar e termos um trágico fim.

Quando terminei a organização dos guarda_roupas,senti uma espécie de leveza, percebi que tinha espaço suficiente para muitos outros itens.Assim acontece quando resolvemos fazer uma faxina interna, ficamos leves ,com o coração aberto para abrigar sentimento s de bondade,amor, compreensão, tolerância..

Que Deus ,o arquiteto fiel e o Espírito Santo,nos ajude nessa árdua tarefa de faxina interior!!

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 18/07/2018
Código do texto: T6393719
Classificação de conteúdo: seguro