O AMOR.

Quando se ama tudo se transforma, quando se ama o mundo interior se transforma. Assim é o universo interno do indivíduo que está amando, ou, pelo menos é assim que eu imagino ser. Quando digo isso à impressão que fica é que desconheço este sentimento chamado amor, que é tão belo tão puro e grandioso.

Mas ao dizer isso, na verdade estou tentando acreditar que as pessoas deste nosso pequeno planeta azul, realmente sinta essa transformação, primeiramente no interior, e, posteriormente no exterior, eu quero acreditar que o amor ainda existe e que ainda transforme as pessoas de forma radical.

Quando assisto ao jornal e me deparo com notícias de violência, e a maioria delas terminando em mortes motivadas por ciúmes doentios, eu me questiono a respeito desse sentimento chamado amor. Talvez o amor seja perigoso demais para a raça humana… Mas eu posso estar enganado quanto a isso, talvez seja a raça humana perigosa demais para o amor.

A verdade é que a cada dia que se passa sabemos menos do amor e de nossos próprios sentimentos, estamos desaprendendo a amar; se amar aprende amando como diz Drummond, então essa geração encontra-se em sérios apuros. O modo de vida que temos nesta sociedade tão materialista e superficial faz com que o amor se esfrie cada vez mais rápido nos corações, e é sempre deixado em segundo ou terceiro plano, isso quando é incluído nos planos.

O amor é muito mais que podemos imaginar, é muito mais do que podemos sentir, é a maior realização da vida, é a maior conquista de uma pessoa. Muitos passam a vida inteira atrás de um grande amor, outros, já mais sortudos, passam a vida inteira com um único grande amor. À vida é mesmo assim, imprevisível.

Muitos confundem amor com paixão, e não é para menos, dado a grande semelhança entre estes dois gigantescos sentimentos, é de se imaginar que causem confusão e transtornos alheios. Só existe uma maneira de ver a diferença entre esses os dois gigantes, é dar tempo ao tempo, quando digo isso, afirmo a veracidade este fato misterioso, é o tempo que dita às regras e nos mostra se o que sentimos é amor ou paixão.

Talvez você que esteja lendo essa crônica ainda não teve uma experiência amorosa, um amor verdadeiro profundo e dolorido, intenso, ou talvez você seja um veterano no que desrespeito a amar. Aos que ainda não conhecem este sentimento, lhes dou uma advertência bem sincera.. "Cuidado perigo", o amor não vem com manuais de instrução, e nem existe uma fórmula matemática ou uma poção mágica para ele. Não há como se saber quando ele virá a porta do coração, ou, por qual olhar desavisado ela virá, certo é, que em um determinado momento da sua vida, a amor baterá à sua porta com toda a força. Como dizem os poetas, "Amar só se aprende amando." E nesta nossa breve existência, não há nada que seja melhor, que seja mais doce, que este estranho e cruel sentimento chamado amor.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/07/2018
Reeditado em 16/07/2018
Código do texto: T6391834
Classificação de conteúdo: seguro