Sabedoria milenar

Sabedoria milenar

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro do tolo será destruído, provérbios 13 – 20. Passado algum tempo, a expressão foi tomando variações populares e ficou assim, “me digas com quem andas, que eu direi quem tu és”. Uma variação bíblica, que ilustra uma verdade milenar. Ou seja, dependendo das suas companhias, seus hábitos refletiram sua personalidade.

Em muitos jogos da copa do mundo, percebemos esta verdade. O comportamento das torcidas, refletiam a cultura do povo. Os japoneses torciam, faziam sua parte incentivando a seleção e após os jogos, juntavam seu lixo. A seleção da Croácia a presidenta do país, foi assistir os jogos, pagando sua passagem em avião comercial. Exemplos, é tão fácil ser uma nação vitoriosa.

A seleção do Brasil, tinha em seu expoente máximo, um cai cai, um jogador que xingava o juiz, em português. Alguém que preferia simular uma jogada e provocar o erro de terceiro, a lutar pela vitória. Torcedores brasileiros, rodearam uma russa e incentivavam que ela repetisse, sem entender português, buceta rosa.

“Me digas com quem andas, que direi quem tu és”. Precisamos reciclar nossos lideres. Estamos elegendo (ídolos) e reelegendo (políticos), que não representam este impávido colosso, chamado Brasil.

Não devemos ser companheiros dos tolos, sendo assim, nos autodestruímos.

Lembre, quem anda com sábios, sábio ficará.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 16/07/2018
Código do texto: T6391510
Classificação de conteúdo: seguro