CORAÇÃO POR CORAÇÃO.

Outro dia eu ouvi uma mensagem em vídeo, belíssima por sinal, essa mensagem falava do passado, de como ele foi negligenciado, desacreditado por muitos, mas… Que veio a produzir os mais valorosos seres humanos que já vi, a mensagem começa mais ou menos assim:

" Somos de uma geração que segundo os especialistas, não era para estarmos vivos. Nascemos em uma época em que ter dinheiro era privilégio de poucos, a grande maioria da sociedade minguava com seus baixos salários, e um número grande de filhos para sustentar, nem por isso passavam fome, pelo contrário, a comida era farta na mesa dos mais pobres, nossos berços eram pintados com tintas a base de chumbo, altamente tóxica, isso não nos impedia de morder o berço e até comer pedaços da sua tinta, nem por isso ninguém morreu. Somos do tempo em que andar descalço era quase uma regra, nem por isso ficávamos doente, as vacinas naquela época era muitas das vezes negligenciadas pelos nossos pais, e, no entanto, crescíamos fortes e saudáveis, subíamos nas árvores mais altas, só para pegar a fruta mais doce para o amigo, caímos às vezes chegando a fraturar alguns membros, mas nem isso nos segurava dentro de casa. Somos do tempo em que na escola era cantado o hino nacional no momento do intervalo do recreio, as professoras eram chamadas de professoras e não de dona, como é o costume presente. Quando aprontávamos, porque também não éramos nenhum santo, no primeiro momento da advertência abaixávamos a cabeça e pedíamos desculpas, falar mal da professora era impensável. Quem não se lembra da série vaga-lumes, com seus livros belíssimos, e por que não dizer das brincadeiras, ah! Como eram boas, empinar pipas, não essas assassinas de hoje, as nossas não tinha cortante na linha, corríamos o dia todo até quase o anoitecer, íamos para as nossas casas junto de nossos amigos. Não havia maldade em nossos corações, apenas uma vontade imensa de se divertir e ser feliz. Somos do tempo em que não existia videogame, tablets, e nem computadores, e nem por isso éramos menos felizes, ao contrário dessa geração moderna que não sai da frente da tela de um computador, tínhamos as melhores amizades, escrevíamos cartas, mandávamos bilhetes românticos, muitas das vezes nossas conversas eram olho no olho, face a face, não como hoje em que quase tudo se discute e decide pelo whatsapp. Não quero parecer saudosista e nem quero idolatrar o passado, pelo contrário, sou a favor da tecnologia e da modernidade, o que falta na verdade é a simplicidade e humildade em tudo o que for fazer, o que falta é um bom coração humano, sinto falta disso, às vezes tenho a impressão que as coisas boas da vida foram deixadas para trás, escondidas e empoeiradas num canto qualquer".

Sou desse tempo também, que, infelizmente foi abandonado, falando assim até parece que sou de uma idade mais avançada, pelo contrário, sou jovem ainda, não creio que exista velhice, existe vidas mal vividas, como dizia meu falecido avô. "Não estou reclamando do presente com cara de futuro, longe de mim tal coisa, até gosto desse presente com cara de futuro. Só que neste momento sinto falta daquilo que é mais importante seja qual for a época ou o ano presente ou futuro, sinto falta de um coração de verdade, coração cheio de bondade e paz". Aos poucos a vida vai perdendo a graça, na mesma medida em que os bons corações vão se esfriando com as atrocidades da era moderna, quero apenas amor por amor, coração por coração, só isso e nada mais.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 16/07/2018
Código do texto: T6391277
Classificação de conteúdo: seguro