Leitor e Escritor.
Falo por mim, mas acho que mais que reconhecimento, um escritor procura leitores. Todo mundo gosta de elogios, mas antes disso eu quero ser lido. Nestes tempos hiperconectados, a leitura se tornou um meio de informação com mensagens cada vez menores. Quase não se medita sobre o que está lendo. Acho que isso explica o fato de os Haikaiss sejam as obras que mais tiveram leitores e comentários na minha página.
Como uma comunidade de leitores/escritores, desejamos ler algo no mínimo com alguma profundidade, mas nem sempre temos tempo. Quantos textos longos eu parei na metade da leitura jurando a mim mesmo que terminaria depois por que uma tarefa urgente aparecia...
Alguns dizem que o dia deveria ter mais que vinte e quatro horas pra podermos fazer todas as atividades que necessitamos. Eu discordo. Estamos nos cobrando coisas demais para pouco tempo. A duração do dia não pode ser mudada pela ação humana, por mais que tenhamos eletricidade, o ciclo circadiano humano funciona de acordo com o dia natural. O que podemos fazer é repensar nossa relação com o trabalho. Por quê trabalhamos tanto e vivemos tão pouco pra nós mesmos?
Ler mais, ouvir mais, sentir mais e trabalhar menos. Pode ser utópico, mas como já disse Galeano, a utopia, assim como o horizonte, serve para que continuemos a caminhar.