INVERSÃO DE VALOR CIRCUNSTANCIAL APELATIVA E OPORTUNISTA
54.617
Quinta-feira, 12 de Julho de 2018
Tudo seria tão diferente no mundo e na vida se as pessoas praticassem um único exercício em suas ações e expressões: a sinceridade.
É óbvio que muita gente seria atingida por essa ideia. Principalmente os autores. Todos aqueles que contam histórias. De todos os teores. Porque já não poderiam e nem deveriam inventar nada. Se limitariam a contar só o que realmente aconteceu. E só.
As criações literárias, teatrais, novelescas e que tais, carregam uma gama de invencionices que ultrapassam todos os limites do bom senso. E talvez seja por isso que as pessoas não consigam encontrar-se consigo mesmo. Estão sempre um tanto quanto desnorteadas e desajustadas, porque seus próprios cérebros desenvolvem situações diversas, a maioria desencontradas, onde complicam quase todas as circunstâncias em que se envolvem, envolveram e dizem ter vivenciado.
O personagem principal dessa assertiva todos sabem quem é. O mentiroso. Mas nesses tempos modernos, o do politicamente correto, o que não deixa de ser outra ilusão, é aquele que chamamos de mitômano. Esse poderíamos classifica-lo como um mentiroso técnico. Ou apurado. Porque inventa, cria situações e histórias daquelas que chamamos de rocambolescas.
Este agente é capaz de criar tantas situações, que acaba por enganar e iludir a ele mesmo. Talvez até podemos dizer que ele se convence de tudo o que cria, que gera. Daí que é um fato que para ele transforma-se em verdade quase sempre. Só que ao final vai tudo por água abaixo, porque tais criações serão desconstruídas por algo ou por alguém com o tempo.
Mas hoje em dia a coisa está pra lá de complicada. Porque a falta de sinceridade provoca situações enganosas. Dessa forma, as muitas operações das quais estamos sujeitos, contém distorções que acabam por gerar resultados negativos para a grande maioria das pessoas, que ficam mercê da falta de escrúpulos daqueles que seguem tal procedimento.
E para quem quiser descrever as situações onde a verdade está ausente, precisará de muito tempo e espaço para tal. Porque é provável que não exista uma só circunstância atualmente onde não esteja ilusão ou enganação ao semelhante, com o único intuito que não seja só o de tirar vantagem nisso.
E paradoxalmente é espantoso porque a humanidade nessas últimas décadas (e séculos, também), criou mecanismos, ferramentas, equipamentos e que tais, que seriam suficientes para inibir, coibir e, principalmente, evitar certas manobras. Mas não é o que anda acontecendo. E talvez seja até o contrário. Se está criando muito mais maneiras de não usar da sinceridade em quase todas as situações nessa nossa vida e no mundo. Infelizmente.